sexta-feira, 11 de maio de 2012

13 de maio de 1888 : Lei Áurea extingue a escravidão no Brasil / Maio de 2012 - Assine a Pec contra o Trabalho Escravo

“Mas meu coração é o mesmo para amar minha pátria e todos aqueles que nos são tão dedicados”. 
Princesa Isabel do Brasil, durante o exílio
Princesa Isabel , Condessa D´EU

Seminário Internacional Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico
14, 15, 16 de maio de 2012 na UFF - Niteroi - RJ clique aqui 
Fotografia da Missa realizada no Campo de São Cristovão no Rio de Janeiro, em 17 de maio de 1988

em comemoração à Lei Áurea , que aboliu a escravatura no Brasil, em 13 de maio daquele mesmo ano
fonte : http://posabolicaomatlantico.wordpress.com/apresentacao/

13 DE MAIO DE 1888  - A LEI ÁUREA 
DECLARA EXTINTA A ESCRAVIDÃO NO BRASIL
13 de maio de 2012  
AINDA EXISTEM ESCRAVOS no BRASIL

Lei 3353 de 13 de maio de 1888

DECLARA EXTINTA A ESCRAVIDÃO NO BRASIL
A Princesa Isabel, Regente, em nome de Sua Magestade, o IMPERADOR  Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do IMPÉRIO, que a Assembléia Geral, Decretou, e Ella sancionou a lei seguinte :  
Artigo 1º. : É declarada extinta, desde a data d´esta Lei a escravidão no Brasil
Artigo 2º. Revogam-se as disposições em contrário.
Manda, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução desta referida Lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar, tão inteiramente quanto n´ella se contém .  
O Secretário de Estado dos Negócios, d´Agricultura, Comércio e Obras Públicas, e Interino dos Negócios Estrangeiros, Bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de Sua Majestade o Imperador, o faça imprimir, publicar e correr.
Dado no Palácio do Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1888,
67º. Ano da Independência e do Império

                                         Princesa Imperial Regente
                                          Rodrigo Augusto da Silva
Carta de Lei pela qual Vossa Alteza Imperial manda executar o Decreto da Assembléia Geral , que houve por bem sancionar declarando extinta a escravidão no Brasil, como n´ella se declara.
                                                                                             Assinaturas 



CARTAS ENTUSIASMADAS DA PRINCESA AO IMPERADOR DOM PEDRO II 


Cartas de princesa Isabel a dom Pedro 2º
   


Íntegra das cartas escritas por princesa Isabel a seus pais, relatando a repercussão da assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.


13 de maio de 1888 — Petrópolis


Meus queridos e bons pais.


Não sabendo por qual começar hoje: mamãe por ter tanto sofrido estes dias; papai pelo dia que é, escrevo a ambos juntamente.

É de minha cama que o faço, sentindo necessidade de esticar-me depois de muitas noites curtas, dias aziagos e excitações de todos os gêneros. O dia de trás-ontem foi um dia de amargura para mim e direi para todos os brasileiros e outras pessoas que os amam. Graças a Deus, desde ontem respiramos um pouco e hoje de manhã as notícias sobre papai eram muito tranquilizadoras. 
Também foi com o coração mais aliviado que perto de uma hora da tarde partimos para o Rio a fim de eu assinar a grande lei, cuja maior glória cabe a papai, que há tantos anos esforça-se para um tal fim. 
Eu também fiz alguma coisa e confesso que estou bem contente de também ter trabalhado para ideia tão humanitária e grandiosa. 
A maneira pela qual tudo se passou honra nossa pátria e tanto maior júbilo me causa. Os nossos autógrafos da lei e o decreto foram assinados às três e meia, em público, na sala que precede a grande do trono, passada a arranjar depois de sua partida. 
O Paço (mesmo as salas) e o Largo estavam cheios de gente, e havia grande entusiasmo, foi uma festa grandiosa, mas o coração apertava-se me lembrando que papai aí não se achava! Discursos, vivas, flores, nada faltou, só a todos faltava saber papai bom e poder tributar-lhe todo o nosso amor e gratidão. 
Às quatro e meia embarcávamos de novo e em Petrópolis novas demonstrações nos esperavam, todos estando também contentes com as notícias de manhã de papai. Chuvas de flores, senhoras e cavalheiros armados de lanternas chinesas, foguetes, vivas. Queriam puxar meu carro, mas eu não quis e propus antes vir a pé com todos da estação. 
Assim o fizemos, entramos no Paço para abraçarmos os meninos e continuamos até a igreja do mesmo feitio que viemos da estação. Um bando de ex-escravos fazia parte do préstito, armados de archotes. Chuviscava e mesmo choveu, mas nessas ocasiões não se faz caso de nada. 
Na igreja tivemos nosso mês de Maria sempre precedido do terço dito em intenção de papai e de mamãe. Não são as orações que têm faltado; por toda a parte se reza e se manda rezar, e esta manhã, nas Irmãs, tivemos uma comunhão por intenção de papai. Comungamos nós dois e umas quarenta senhoras.
Boas noites, queridos, queridíssimos!!!

Saudades e mais saudades!!!

16 de maio
Tudo está em festa pela lei, coincidindo com estas as melhoras de papai. 
Já estivemos hoje no Paço da Cidade para receber comissões e uma missa na igreja do Rosário mandada dizer pela Irmandade dos pretinhos por intenção de papai. Reina entusiasmo grande por toda a parte.
Adeus, meus queridos e bons pais, aceitem mil abraços e beijos saudosíssimos e deitem-nos sua bênção.
Sua filhinha que tanto os ama.
Isabel, condessa d’Eu


Nenhum comentário: