domingo, 24 de abril de 2011

SEGURANÇA PÚBLICA: PROTESTOS DE BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES SE ESPALHAM PELO BRASIL.

APOIO TOTAL AOS BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES, QUE TEM DIREITO A UMA VIDA DIGNA ! 

Art. 1o Fica instituído, no âmbito do Ministério da Justiça, o Fundo Nacional de Segurança Pública – FNSP, com o objetivo de apoiar projetos na área de segurança pública e de prevenção à violência, enquadrados nas diretrizes do plano de segurança pública do Governo Federal.(Redação dada pela Lei nº 10.746, de 10.10.2003) 
Art. 2o  Constituem recursos do FNSP:
II - as doações, auxílios e subvenções de entidades públicas ou privadas;

Bombeiros e Policiais Militares ganham salários miseráveis na quase totalidade dos estados brasileiros, o que fez com que esses militares estaduais passassem a exercer os direitos constitucionais previstos na constituição cidadão de 1988, texto legal que infelizmente ainda não entrou na maioria dos nossos quartéis.
Os militares federais e estaduais do Brasil, ainda são tratados como se fossem cidadãos de segunda classe, os quais além de terem mais deveres que o restante da população, possuem menos direitos.
Tal realidade, mais deveres, menos direitos, é uma imensa injustiça considerando que são exatamente esses cidadãos brasileiros que exercem funções próprias do heroísmo, arriscando a vida diariamente.
Em apertada síntese, no Brasil remuneramos pessimamente os nossos heróis, aumentamos seus deveres e limitamos seus direitos. Obviamente, essa situação é completamente absurda, não fazendo qualquer sentido que se mantenha, pois os militares são cidadãos brasileiros plenos.
No Rio de Janeiro, após anos e anos de imobilidade, os Bombeiros e os Policiais Militares iniciaram em 2007 uma luta contra o cerceamento de direitos, pelo recebimento de salários justos e pela disponibilização das adequadas condições de trabalho. Os pioneiros nesta verdadeira guerra contra um governo opressor foram os "40 da Evaristo", grupo composto por Oficiais e Praças da PMERJ e do CBMERJ que iniciaram a realização de atos nas ruas do Rio de Janeiro de peito aberto e mostrando a cara , como fazem os heróis. A luta não parou nestes quatros anos e atualmente a frente de batalha é ocupada pelos heróicos Bombeiros Militares, que estão nas ruas levando as suas demandas, há praticamente uma semana.
A luta pela aprovação da extinta PEC 300, substituída pela Emenda Aglutinativa 2/2010, que prevê apenas o estabelecimento de um piso nacional para as categorias (a PEC equiparava os salários de todo país com os salários do Distrito Federal), levou às ruas de vários estados brasileiros, milhares de Policiais e Bombeiros Militares em inúmeros atos realizados.
Dias atrás foi a Polícia Militar de Rondônia que se mobilizou, demonstrando que a segurança pública é um problema nacional, não apenas em face da criminalidade, mas sobretudo em razão dos salários famélicos que os heróis nacionais recebem, entre outras dificuldades.
O caminho dos militares estaduais é um caminho sem volta, a luta pela cidadania plena e pela valorização é inadiável e deve prosseguir e espalhar-se por todos os estados, para que possamos encontrar soluções de amplitude nacional.
Militar estadual, mobilize-se, você é um cidadão brasileiro com todos os direitos próprios a todos os cidadãos brasileiros, você é um herói que deve ser respeitado e muito bem valorizado.
O que seria do Brasil sem nós?
No Rio de Janeiro, uma interrupção na prestação de serviços pelos Bombeiros Militares por alguns dias, por exemplo, paralizaria por completo todo o estado, começando pelos já combalidos aeroportos e traria consequências desastrosas em termos de atendimentos emergenciais da população.
Militares estaduais, nós somos imprescindíveis, eis a verdade.
Exerça seus direitos, exija seus direitos, faça como os militares estaduais de Minas Gerais:
"Jornal Estado de Minas
Manifestação da PM, dos Bombeiros e de agentes da saúde complica o trânsito em BH
Os motoristas que passam pelo centro de Belo Horizonte devem ter atenção. Uma manifestação dos Policiais Militares, do Corpo de Bombeiros e de agentes de saúde, complicam o trânsito. Os manifestantes se encontraram no obelisco da Praça Sete, mais conhecido como Pirulito. Eles seguiram em direção a Praça Raul Soares.
Os Policiais e Bombeiros Militares se reuniram na tarde desta quarta-feira no ginásio do Clube dos Oficiais no Bairro Prado, na Região Oeste de Belo Horizonte, para discutir a campanha salarial 2011. Depois da assembleia eles seguiram para o centro da cidade. De acordo com a BHTrans, o trânsito está complicado em várias ruas e avenidas do hipercentro (foto)".
Cumpra seus deveres, mas exija e exerça seus direitos.Na atual mobilização dos Bombeiros Militares do Rio conheci um Corpo de Bombeiros Militar que desconhecia por completo, uma instituição que trata sua tropa sob ameaças como se os heróis fossem seres semi-escravizados. Tal realidade provoca divisões e, sem dúvida, é a grande responsável pela ruptura que ocorreu nestes dias, promovendo a existência de dois Corpos de Bombeiros: um composto pelo comando e pelos oficiais, outro composto pelos Praças, que estão nas ruas lutando por melhores salários, adequadas condições de verdade e por CIDADANIA.
Você quer ser cidadão ou escravo?
JUNTOS SOMOS FORTES!PAULO RICARDO PAÚLPROFESSOR E CORONELEx-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: