Entorno da Granja Comary recebe "maquiagem" para encobrir rastros da tragédia de 2011 - ( JB 06.04.2014 )
COPA DO MUNDO 2014 - milhares de torcedores que irão a Teresopolis não poderão ver os treinos da Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 2014 , porque falsos condominios comary gleba 6 e gleba 8D fecharam as ruas publicas
OMISSÃO DO MUNICIPIO E DO MP RJ PERMITE CONTINUIDADE DAS FRAUDES
VARIOS MORADORES JÁ PERDERAM SUAS MORADIAS EM LEILÕES JUDICIAIS
EM PROCESSOS INSTAURADOS COM DOCUMENTOS PUBLICOS E PRIVADOS IDEOLOGICAMENTE FALSOS
VIOLAÇÃO DO DIREITO CONSTITUCIONAL DE IR E VIR
A PREFEITURA DE TERESOPOLIS ASFALTOU RUAS ILEGALMENTE FECHADAS PELOS FALSOS CONDOMINIOS COMARY GLEBAS 6 e outros
COPA DO MUNDO 2014 - milhares de torcedores que irão a Teresopolis não poderão ver os treinos da Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 2014 , porque falsos condominios comary gleba 6 e gleba 8D fecharam as ruas publicas
OMISSÃO DO MUNICIPIO E DO MP RJ PERMITE CONTINUIDADE DAS FRAUDES
VARIOS MORADORES JÁ PERDERAM SUAS MORADIAS EM LEILÕES JUDICIAIS
EM PROCESSOS INSTAURADOS COM DOCUMENTOS PUBLICOS E PRIVADOS IDEOLOGICAMENTE FALSOS
VIOLAÇÃO DO DIREITO CONSTITUCIONAL DE IR E VIR
A PREFEITURA DE TERESOPOLIS ASFALTOU RUAS ILEGALMENTE FECHADAS PELOS FALSOS CONDOMINIOS COMARY GLEBAS 6 e outros
19.03.214 - A Prefeitura coloca novo asfalto na Rua Hercílio Ferreira dos Santos, esta rua dá acesso ao Treinamento da CBF, na Granja Comary, que foi ilegalmente fechada por falso condominio comary gleba 6 - veja ao fundo a guarita ilegal da GLEBA 6 |
Assine aqui e DIGA NÃO AO PL 3057 E AO SUBSTITUTIVO DO PL 2725
OMISSÃO DO MUNICIPIO E DO MP RJ PERMITE CONTINUIDADE DAS FRAUDES
VARIOS MORADORES JÁ PERDERAM SUAS MORADIAS EM LEILÕES JUDICIAIS
INSTAURADOS COM DOCUMENTOS PUBLICOS E PRIVADOS IDEOLOGICAMENTE FALSOS
A rua Hercilio Ferreira dos Santos, que dá acesso à sede da CBF foi transformada ilegalmente
em "rua particular" por meio de
FRAUDES esta a rua esta ilegalmente fechada e a população é IMPEDIDA DE ENTRAR , os milhares de torcedores que irão a Teresopolis não poderão ver os treinos da Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 2014 , porque falsos condominios comary gleba 6 e gleba 8D fecharam as ruas publicas
FRAUDES esta a rua esta ilegalmente fechada e a população é IMPEDIDA DE ENTRAR , os milhares de torcedores que irão a Teresopolis não poderão ver os treinos da Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 2014 , porque falsos condominios comary gleba 6 e gleba 8D fecharam as ruas publicas
OMISSÃO INCONSTITUCIONAL DO MUNICIPIO
A Prefeitura
de Teresopolis SABE, desde 21 de abril de 1951 , que TODAS AS RUAS DA GRANJA COMARY SÃO
PUBLICAS, por
força do art 1o. do Decreto Lei 58/37 e do Decreto 3079/38, mas NADA FAZ
para REAVER O PATRIMONIO PUBLICO ILEGALMENTE USURPADO , e ainda ASFALTA a
rua onde o POVO brasileiro é IMPEDIDO DE CIRCULAR - VIOLAÇÃO DO DIREITO DE
IR E VIR
Associações de
"fachada" BURLAM leis FEDERAIS no Rio de Janeiro
ENQUANTO NO RESTO DO BRASIL AS ASSOCIAÇÕES CIVIS
LEGALMENTE CONSTITUÍDAS SÃO IMPEDIDAS DE IMPOR COBRANÇAS CONTRA MORADORES NÃO
ASSOCIADOS, EM TERESOPOLIS , ORGANIZAÇÕES ILEGAIS, DESPROVIDAS DE QUALQUER TIPO
DE REGISTRO CIVIL, CONTINUAM USANDO DOCUMENTOS FALSOS PARA EXTORQUIR MORADORES
, COM "AVAL" DE JUIZES ESTADUAIS - ATE QUANDO ?????
OMISSÃO DO MINISTERIO PUBLICO DE
TERESOPOLIS
O Ministério Publico de
Teresópolis já
tem, há mais de 7
ANOS, todas as provas do crime contra a lei de
parcelamento de solo urbano, contra o patrimônio publico , contra o direito de
ir e vir da população, e contra os adquirentes de lotes das GLEBAS 6 A 15 do loteamento JARDIM
COMARY .
A
Primeira Promotoria de Justiça de Tulela Coletiva de Teresopolis, emitiu
parecer preliminar em 19 de agosto de 2009, afirmando que o loteamento das
glebas 6 ate 15 da Granja Comary foi IRREGULAR, AS RUAS SÃO PUBLICAS, OS
CONDOMINIOS COMARY GLEBAS VI A XV SÃO JURIDICAMENTE INEXISTENTES, AS COBRANÇAS
SÃO ILEGAIS - e mais, o parecer no IC 702/07 AFIRMA QUE : o acordão
obtido pelo "condominio comary gleba 6 " nos EMBARGOS INFRINGENTES
87/97 na Ação Civil Publica para abertura da rua Rua Hercílio Ferreira dos Santos, é
inconstitucional , e deve ser relativizado . O falso condominio da
gleba 6 afirmou que gastou " 12O MIL DOLARES " em 1997 para manter esta rua publica
ilegalmente privatizada !
O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO, REFORMOU a SENTENÇA DE 1a INSTANCIA DE
TERESOPOLIS, e manteve o
fechamento ilegal da RUA Rua Hercílio Ferreira dos
Santos, com base em provas ilicitas e de FRAUDES nos
REGISTROS publicos
O MP RJ - IC 702/07 – e
o MP IC 117/12 – já TEM as CONFISSÕES de um dos loteadores da Granja Comary -
DARCY NEVES LOPES, e de MAURICIO JOEL FEINSTEIN , que LAVROU as
ESCRITURAS ILEGAIS de venda de loteamento irregular no 23 OFICIO DE
NOTAS DO RIO DE JANEIRO, dando uma FALSA APARENCIA DE LEGALIDADE às FRAUDES COMETIDAS PELOS LOTEADORES DA
GRANJA COMARY - O PROMOTOR DE JUSTIÇA
SILVIO FERREIRA DE CARVALHO NETO QUE JÁ TINHA elaborado a PETIÇÃO INICIAL DA
AÇÃO CIVIL PUBLICA em 2012 FOI TRANSFERIDO , E SEU SUCESSOR NADA
FAZ
O MINISTERIO PUBLICO
DO RIO DE JANEIRO - TERESOPOLIS - CONTINUA ADIANDO, INDEFINIDAMENTE , A INSTAURAÇÃO DA AÇÃO CIVIL PUBLICA CONTRA O
MUNICIPIO, O CARTORIO DE REGISTRO DE IMOVEIS e CONTRA OS FALSOS E ILEGAIS
CONDOMINIOS COMARY das GLEBAS 6
a 15 ( VI até XV ) , INDISPENSAVEL PARA A DEFESA DA ORDEM PUBLICA, do PATRIMONIO PUBLICO,
dos MORADORES, dos CONSUMIDORES e de TODA A POPULAÇÃO
AÇÃO CIVIL PUBLICA ESTA PARADA DESDE 2012
AÇÃO CIVIL PUBLICA ESTA PARADA DESDE 2012
EXMO. SR. JUIZ DE DIREITO DA _____ VARA CÍVEL DA
COMARCA DE TERESÓPOLIS.
Inquérito Civil no. 117/2011
Minuta de AÇÃO CIVIL PUBLICA
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE
JANEIRO, pelo Promotor de Justiça que ao final subscreve, vem, com base nos
artigos 1º, caput, e inciso III; 5º, caput, e inciso XX; 127, caput; 129, caput e incisos II e III; e 170, caput e inciso V, da Constituição Federal de 1988; artigos 1º, caput e inciso IV; 2º; 3º; 5º, inciso I;
11 e 12, da Lei nº 7.347/85 (Lei da Ação Civil Pública) e artigo 25, inciso IV,
alínea “a” da Lei 8.625/93; propor a presente
AÇÃO CIVIL PÚBLICA
(com pedido de tutela de urgência)
em face de:
1) ASSOCIAÇÃO DOS VOLUNTARIOS DO COMARY, NOVA DENOMINAÇÃO nova denominação conferida ao CONDOMÍNIO COMARY GLEBA 6, ., com sede na Av.
Hercílio Ferreira dos Santos, S/N, Bairro Comary, representado por ....., brasileiro, portador da carteira de identidade nº
.... inscrito no CPF sob o nº ....., Síndico
em exercício;
2)
ASSOCIAÇÃO DOS PROTETORES DAS RUAS EUCLIDES DA
CUNHA, RAUL POMPÉIA, CARLOS DE LAET, EDUARDO PRADO, EVARISTO DA VEIGA E ALVARO
MOREIRA – APRECEA, nova denominação conferida ao CONDOMÍNIO COMARY
GLEBA 6-A, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o nº
36.448.074/0001-32, com sede na Rua Carlos de Laet, 410, Bairro Carlos Guinle,
Teresópolis, CEP 25.959-045, representada por
......, portador da carteira de identidade nº .....;
3)
CONDOMÍNIO RESIDENCIAL
COMARY GLEBA 8-D, ....., com sede na Rua
Carlos Guinle, nº 250, Bairro Comary, representado por ., brasileiro, ....carteira de identidade ....., inscrito no CPF sob o ...., Síndico em exercício;
4)
CONDOMÍNIO RESIDENCIAL
COMARY GLEBA 11-A, ....., com sede na
Rua Tobias Barreto, nº 58, Bairro Comary, representado por ., brasileiro, advogado, portador...da carteira de identidade nº ....,
inscrito no CPF sob o nº ....., Síndico em exercício;
( ....... )
Pelos motivos fáticos e de direito que seguem:
I.
DA LEGITIMIDADE ATIVA DO MINISTÉRIO
PÚBLICO:
Outorgou a Constituição de 1988 ao Ministério
Público a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses
sociais e individuais indisponíveis, conferindo à Instituição a nota de
essencialidade à função jurisdicional do Estado (art. 127, caput da Carta de 1988). Na mesma linha, ao enumerar as suas
funções institucionais, conferiu ao Parquet,
o art. 129, inciso III do mesmo diploma constitucional, o poder-dever de
instaurar inquéritos civis e de ajuizar ações civis públicas como forma de
tutela do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses
difusos e coletivos.
Seguindo a
esteira do regramento constitucional, o Código de Defesa do Consumidor (Lei
8.078/90) ampliou o microssistema de tutela coletiva, já estruturado a partir
da Lei 7.347/85 e deu efetividade ao comando de proteção aos interesses sociais
da coletividade, prevendo a possibilidade de utilização da Ação Civil Pública
como instrumento capaz de viabilizar essa tutela. É o que prevê seu artigo 81, verbis:
Art. 81. A defesa dos interesses e
direitos dos consumidores e das vítimas poderá ser exercida em juízo
individualmente, ou a título coletivo. Parágrafo único. A defesa coletiva será exercida quando se tratar de:
I - interesses ou direitos difusos, assim
entendidos, para efeitos deste código, os transindividuais, de natureza
indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por
circunstâncias de fato;
II - interesses ou direitos coletivos,
assim entendidos, para efeitos deste código, os transindividuais, de natureza
indivisível de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas
entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica base;
III -
interesses ou direitos individuais homogêneos, assim entendidos os decorrentes
de origem comum.
Essa disposição foi ratificada, posteriormente,
com a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público dos Estados (Lei 8.625/93),
que também previu a possibilidade de tutela coletiva pelo Ministério Público de
direitos individuais homogêneos.
Art. 25. Além das funções previstas nas Constituições Federal e
Estadual, na Lei Orgânica e em outras leis, incumbe, ainda, ao Ministério Público:
IV - promover
o inquérito civil e a ação civil pública, na forma da lei:
a) para a proteção, prevenção e reparação
dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, aos bens e direitos de
valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, e a outros
interesses difusos, coletivos e individuais
indisponíveis e homogêneos;
O Supremo
Tribunal Federal, em aresto proferido no bojo do Recurso Extraordinário nº 472.489/RS, publicado no
Informativo de Jurisprudência nº 488 (transcrições), não destoa do que aqui se
sustenta, conforme a seguinte transcrição:
“Direitos Individuais Homogêneos - Ação Civil Pública - Ministério
Público - Legitimidade Ativa (Transcrições) -
RE 472489/RS - RELATOR: MIN. CELSO DE MELLO -
EMENTA: DIREITOS INDIVIDUAIS HOMOGÊNEOS. SEGURADOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. CERTIDÃO PARCIAL DE TEMPO DE SERVIÇO. RECUSA DA AUTARQUIA PREVIDENCIÁRIA. DIREITO DE PETIÇÃO E DIREITO DE OBTENÇÃO DE CERTIDÃO EM REPARTIÇÕES PÚBLICAS. PRERROGATIVAS JURÍDICAS DE ÍNDOLE EMINENTEMENTE CONSTITUCIONAL. EXISTÊNCIA DE RELEVANTE INTERESSE SOCIAL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. LEGITIMAÇÃO ATIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO. DOUTRINA. PRECEDENTES. RECURSO EXTRAORDINÁRIO IMPROVIDO. DECISÃO: O presente recurso extraordinário foi interposto contra decisão, que, proferida pelo E. Tribunal Regional Federal/4ª Região, acha-se consubstanciada em acórdão assim ementado (fls. 428/429):
"PREVIDENCIÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. LEGITIMIDADE DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. DIREITO À CERTIDÃO PARCIAL DE TEMPO DE SERVIÇO. ART. 130, II, 'A', DO DECRETO Nº 3.048/99. NULIDADE. COISA JULGADA. EFEITOS. 1. O Ministério Público Federal tem legitimidade para ajuizar ação civil pública em defesa de direitos individuais homogêneos, desde que esteja configurado interesse social relevante.
2. Precedentes do STJ. 3. A Constituição Federal, em seu art. 5º, XXXIV, 'b', garante ao segurado a obtenção de certidões perante as repartições públicas, com a finalidade precípua de defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal. Não é lícito ao INSS a restrição ao cidadão de obtenção de certidão parcial de tempo de serviço, baseada em norma regulamentar que importa óbice ao exercício de um direito constitucionalmente assegurado. Ademais, não existe no ordenamento pátrio lei em sentido estrito que impeça o segurado de obter mencionada certidão. Com precisão, o jurista Celso de Mello (José Celso Mello Filho. Constituição Federal Anotada. 2ª edição. Saraiva. p. 488) aponta os pressupostos necessários para a utilização do direito de certidão: legítimo interesse (existência de direito individual ou da coletividade a ser defendido); ausência de sigilo e 'res habilis' (atos administrativos e atos judiciais são objetos certificáveis).
Cumpre ressaltar que a Lei 8.213/91 não estabelece restrição em nenhum dispositivo quanto à exigência de que as certidões expedidas pelo setor competente do INSS devam abranger o período integral de filiação à previdência social, por isso, não cabe a regulamento impor esta restrição. Não assiste à autarquia federal tal esfera de poder discricionário. Portanto, não há no ordenamento jurídico pátrio, lei que impeça o segurado de obter certidão parcial do tempo de serviço que tem averbado em seu favor, constituindo-se o art. 130 do Decreto 3.048/99 em verdadeiro óbice ao exercício de um direito constitucionalmente garantido, que extrapola os limites que lhe são próprios, configurando abuso do poder regulamentar. 4. A inovação insculpida no art.16 da Lei nº 7.347/85, fruto da edição da Lei nº 9.494/97, em nada alterou a disciplina dos efeitos da coisa julgada nas ações coletivas, em razão do disposto nos arts. 103 do CDC e 21 da Lei nº 7.347/85. 5. Improvimento da apelação e da remessa oficial."
(AC 2000.71.00.010059-0, Rel. Des. CARLOS EDUARDO THOMPSON FLORES LENZ - grifei)
Isso significa, portanto, presente o contexto em exame, que, tratando-se de interesses ou direitos individuais homogêneos, "assim entendidos os decorrentes de origem comum" (CDC, art. 81, parágrafo único, n. III), justifica-se o reconhecimento da legitimidade ativa "ad causam" do Ministério Público para o ajuizamento da ação civil pública, pois, segundo entendimento desta própria Corte Suprema, os direitos ou interesses individuais homogêneos qualificam-se como "subespécie de direitos coletivos" (RTJ 178/377-378, Rel. Min. MAURÍCIO CORRÊA, Pleno), o que viabiliza a utilização - inteiramente adequada ao caso - desse importante instrumento de proteção jurisdicional de situações jurídicas impregnadas, como sucede na espécie, de metaindividualidade.
Esse entendimento - que reconhece legitimidade ativa ao Ministério Público para a defesa, em juízo, dos direitos e interesses individuais homogêneos impregnados de relevante natureza social - reflete-se na jurisprudência firmada por esta Suprema Corte (RTJ 185/302, Rel. Min. CARLOS VELLOSO - AI 491.195-AgR/SC, Rel. Min. SEPÚLVEDA PERTENCE - RE 213.015/DF, Rel. Min. NÉRI DA SILVEIRA - RE 255.207/MA, Rel. Min. CEZAR PELUSO - RE 394.180-AgR/CE, Rel. Min. ELLEN GRACIE - RE 424.048-AgR/SC, Rel. Min. SEPÚLVEDA PERTENCE - RE 441.318/DF, Rel. Min. MARCO AURÉLIO - RE 470.135-AgR-ED/MT, Rel. Min. CEZAR PELUSO):
"RECURSO EXTRAORDINÁRIO. CONSTITUCIONAL. LEGITIMIDADE DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA PROMOVER AÇÃO CIVIL PÚBLICA EM DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS, COLETIVOS E HOMOGÊNEOS. (...).
1. A Constituição Federal confere relevo ao Ministério Público como instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (CF, art. 127).
.......................................................
4. Direitos ou interesses homogêneos são os que têm a mesma origem comum (art. 81, III, da Lei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990), constituindo-se em subespécie de direitos coletivos.
4.1. Quer se afirmem interesses coletivos ou particularmente interesses homogêneos, 'stricto sensu', ambos estão cingidos a uma mesma base jurídica, sendo coletivos, explicitamente dizendo, porque são relativos a grupos, categorias ou classes de pessoas, que, conquanto digam respeito às pessoas isoladamente, não se classificam como direitos individuais para o fim de ser vedada a sua defesa em ação civil pública, porque sua concepção finalística destina-se à proteção desses grupos, categorias ou classe de pessoas.
Recurso extraordinário conhecido e provido, para, afastada a alegada ilegitimidade do Ministério Público, com vistas à defesa dos interesses de uma coletividade, determinar a remessa dos autos ao Tribunal de origem, para prosseguir no julgamento da ação."
(RTJ 178/377-378, Rel. Min. MAURÍCIO CORRÊA)
A existência, na espécie, de interesse social relevante, amparável mediante ação civil pública, ainda mais se põe em evidência, quando se tem presente - considerado o contexto em causa - que os direitos individuais homogêneos ora em exame revestem-se, por efeito de sua natureza mesma, de índole eminentemente constitucional, a legitimar, desse modo, a instauração, por iniciativa do Ministério Público, de processo coletivo destinado a viabilizar a tutela jurisdicional de tais direitos.”
RE 472489/RS - RELATOR: MIN. CELSO DE MELLO -
EMENTA: DIREITOS INDIVIDUAIS HOMOGÊNEOS. SEGURADOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. CERTIDÃO PARCIAL DE TEMPO DE SERVIÇO. RECUSA DA AUTARQUIA PREVIDENCIÁRIA. DIREITO DE PETIÇÃO E DIREITO DE OBTENÇÃO DE CERTIDÃO EM REPARTIÇÕES PÚBLICAS. PRERROGATIVAS JURÍDICAS DE ÍNDOLE EMINENTEMENTE CONSTITUCIONAL. EXISTÊNCIA DE RELEVANTE INTERESSE SOCIAL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. LEGITIMAÇÃO ATIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO. DOUTRINA. PRECEDENTES. RECURSO EXTRAORDINÁRIO IMPROVIDO. DECISÃO: O presente recurso extraordinário foi interposto contra decisão, que, proferida pelo E. Tribunal Regional Federal/4ª Região, acha-se consubstanciada em acórdão assim ementado (fls. 428/429):
"PREVIDENCIÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. LEGITIMIDADE DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. DIREITO À CERTIDÃO PARCIAL DE TEMPO DE SERVIÇO. ART. 130, II, 'A', DO DECRETO Nº 3.048/99. NULIDADE. COISA JULGADA. EFEITOS. 1. O Ministério Público Federal tem legitimidade para ajuizar ação civil pública em defesa de direitos individuais homogêneos, desde que esteja configurado interesse social relevante.
2. Precedentes do STJ. 3. A Constituição Federal, em seu art. 5º, XXXIV, 'b', garante ao segurado a obtenção de certidões perante as repartições públicas, com a finalidade precípua de defesa de seus direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal. Não é lícito ao INSS a restrição ao cidadão de obtenção de certidão parcial de tempo de serviço, baseada em norma regulamentar que importa óbice ao exercício de um direito constitucionalmente assegurado. Ademais, não existe no ordenamento pátrio lei em sentido estrito que impeça o segurado de obter mencionada certidão. Com precisão, o jurista Celso de Mello (José Celso Mello Filho. Constituição Federal Anotada. 2ª edição. Saraiva. p. 488) aponta os pressupostos necessários para a utilização do direito de certidão: legítimo interesse (existência de direito individual ou da coletividade a ser defendido); ausência de sigilo e 'res habilis' (atos administrativos e atos judiciais são objetos certificáveis).
Cumpre ressaltar que a Lei 8.213/91 não estabelece restrição em nenhum dispositivo quanto à exigência de que as certidões expedidas pelo setor competente do INSS devam abranger o período integral de filiação à previdência social, por isso, não cabe a regulamento impor esta restrição. Não assiste à autarquia federal tal esfera de poder discricionário. Portanto, não há no ordenamento jurídico pátrio, lei que impeça o segurado de obter certidão parcial do tempo de serviço que tem averbado em seu favor, constituindo-se o art. 130 do Decreto 3.048/99 em verdadeiro óbice ao exercício de um direito constitucionalmente garantido, que extrapola os limites que lhe são próprios, configurando abuso do poder regulamentar. 4. A inovação insculpida no art.16 da Lei nº 7.347/85, fruto da edição da Lei nº 9.494/97, em nada alterou a disciplina dos efeitos da coisa julgada nas ações coletivas, em razão do disposto nos arts. 103 do CDC e 21 da Lei nº 7.347/85. 5. Improvimento da apelação e da remessa oficial."
(AC 2000.71.00.010059-0, Rel. Des. CARLOS EDUARDO THOMPSON FLORES LENZ - grifei)
Isso significa, portanto, presente o contexto em exame, que, tratando-se de interesses ou direitos individuais homogêneos, "assim entendidos os decorrentes de origem comum" (CDC, art. 81, parágrafo único, n. III), justifica-se o reconhecimento da legitimidade ativa "ad causam" do Ministério Público para o ajuizamento da ação civil pública, pois, segundo entendimento desta própria Corte Suprema, os direitos ou interesses individuais homogêneos qualificam-se como "subespécie de direitos coletivos" (RTJ 178/377-378, Rel. Min. MAURÍCIO CORRÊA, Pleno), o que viabiliza a utilização - inteiramente adequada ao caso - desse importante instrumento de proteção jurisdicional de situações jurídicas impregnadas, como sucede na espécie, de metaindividualidade.
Esse entendimento - que reconhece legitimidade ativa ao Ministério Público para a defesa, em juízo, dos direitos e interesses individuais homogêneos impregnados de relevante natureza social - reflete-se na jurisprudência firmada por esta Suprema Corte (RTJ 185/302, Rel. Min. CARLOS VELLOSO - AI 491.195-AgR/SC, Rel. Min. SEPÚLVEDA PERTENCE - RE 213.015/DF, Rel. Min. NÉRI DA SILVEIRA - RE 255.207/MA, Rel. Min. CEZAR PELUSO - RE 394.180-AgR/CE, Rel. Min. ELLEN GRACIE - RE 424.048-AgR/SC, Rel. Min. SEPÚLVEDA PERTENCE - RE 441.318/DF, Rel. Min. MARCO AURÉLIO - RE 470.135-AgR-ED/MT, Rel. Min. CEZAR PELUSO):
"RECURSO EXTRAORDINÁRIO. CONSTITUCIONAL. LEGITIMIDADE DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA PROMOVER AÇÃO CIVIL PÚBLICA EM DEFESA DOS INTERESSES DIFUSOS, COLETIVOS E HOMOGÊNEOS. (...).
1. A Constituição Federal confere relevo ao Ministério Público como instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (CF, art. 127).
.......................................................
4. Direitos ou interesses homogêneos são os que têm a mesma origem comum (art. 81, III, da Lei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990), constituindo-se em subespécie de direitos coletivos.
4.1. Quer se afirmem interesses coletivos ou particularmente interesses homogêneos, 'stricto sensu', ambos estão cingidos a uma mesma base jurídica, sendo coletivos, explicitamente dizendo, porque são relativos a grupos, categorias ou classes de pessoas, que, conquanto digam respeito às pessoas isoladamente, não se classificam como direitos individuais para o fim de ser vedada a sua defesa em ação civil pública, porque sua concepção finalística destina-se à proteção desses grupos, categorias ou classe de pessoas.
Recurso extraordinário conhecido e provido, para, afastada a alegada ilegitimidade do Ministério Público, com vistas à defesa dos interesses de uma coletividade, determinar a remessa dos autos ao Tribunal de origem, para prosseguir no julgamento da ação."
(RTJ 178/377-378, Rel. Min. MAURÍCIO CORRÊA)
A existência, na espécie, de interesse social relevante, amparável mediante ação civil pública, ainda mais se põe em evidência, quando se tem presente - considerado o contexto em causa - que os direitos individuais homogêneos ora em exame revestem-se, por efeito de sua natureza mesma, de índole eminentemente constitucional, a legitimar, desse modo, a instauração, por iniciativa do Ministério Público, de processo coletivo destinado a viabilizar a tutela jurisdicional de tais direitos.”
Como se irá demonstrar, a cobrança compulsória de
contribuições feita por Associações e condomínios de fato em face de moradores
não associados, violando direta e frontalmente o direito fundamental à
liberdade de associação (contido no artigo 5o, inciso XX da
Constituição da República), tem produzido graves e contínuos danos à
coletividade, sendo claramente verificável o interesse social intrínseco à
questão, apto a caracterizar o interesse tutelado como individual homogêneo.
Note-se,
ainda, que o Código de Processo Civil prevê a legitimidade do Ministério
Público para, atuando na defesa dos interesses sociais, consoante função que
constitucionalmente lhe foi atribuída, propor a dissolução de sociedades civis
que promovam atividades ilícitas ou imorais, consoante artigo 670 do Código de
Processo Civil de 1939, mantido em vigor pelo artigo 1218, VII, do atual
estatuto processual, verbis:
Art. 670. A sociedade civil com
personalidade jurídica que promover atividade ilícita ou imoral será dissolvida
por ação direta, mediante denúncia de qualquer do povo, ou órgão do Ministério
Público.
II.
DOS FATOS:
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro,
através da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva tem recebido contínuas
representações sobre a existência de condomínios de fato situados neste
Município os quais estariam efetuando cobranças de cotas associativas em face
de cidadãos não associados, em semelhança às cotas de manutenção cobradas pelos
condomínios de direito.
Ocorre que tais “associações” – e este é exatamente
o caso dos réus – não constituem verdadeiros condomínios na acepção técnica da
palavra, isto é, inexiste propriedade comum entre elas e seus associados, entre
seus associados reciprocamente considerados ou entre estes e moradores
adjacentes, como se verá mais a frente.
Ainda assim, constrangem cidadãos a pagarem
contribuições financeiras para sua manutenção, seja expedindo-lhes boletos de
cobrança (Fls. 09/11; 75/76; 83/84 do Anexo I e fls.141/143 do Anexo II do
IC n.º 117/2011-T-CID), seja ajuizando-lhes ações de cobrança ( fls.
81/85 e 102/115 do IC n.º 117/2011-T-CID , bem como de fls. 37/42; 63/71;
90/91; 97 e 112/117 do seu Anexo I e fls. 148; 252/324; 333/338; 342 e 345/372
do seu Anexo II).
Esta prática constitui grave ato ilícito, já que
retira toda a efetividade do direito constitucional à liberdade de associação e
subverte por completo o Estado Democrático de Direito, ainda que com uma
aparente finalidade de utilidade pública (inobstante se proponha a prestar
serviços cuja responsabilidade seria do próprio Estado).
Veja-se, ainda, que – mutatis mutandis e guardadas
as devidas proporções - esta nada mais é do que a mesma prática utilizada pelas
chamadas “milícias”, que exigem o pagamento de contribuições de todos os
moradores de determinada localidade em troca de proteção e segurança (deveres
do Estado), sendo que a única diferença reside na modalidade de cobrança, que,
na hipótese ora ventilada, se faz por meio de boletos bancários e ações
ajuizadas.
Deve ainda ser destacada a relevância social da
intervenção do Ministério Público, pois, no caso de “inadimplência” dos não
associados têm sido ajuizadas inúmeras ações de cobrança e execução em face
dessas pessoas, privando-as de seus bens de família, cuja penhora só poderia
advir, como a frente se demonstrará, de dívida oriunda de condomínio de
direito, que não é a hipótese dos demandados.
A permanência desta situação ensejará, portanto, a
possibilidade jurídica de realização de penhora recaindo sobre os bens dos
associados e dos não associados, pois a Lei 8009/90 preconiza em seu artigo 3º,
inciso IV, uma exceção, dentre várias, à impenhorabilidade do bem de família,
qual seja aquela decorrente do inadimplemento de cota condominial, in verbis:
“Art. 3º A impenhorabilidade é oponível em qualquer
processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra
natureza, salvo se movido:
IV - para cobrança de impostos, predial ou
territorial, taxas e contribuições
devidas em função do imóvel familiar;”
Nesse contexto, resta inaceitável admitir a
continuidade do funcionamento de ditas associações
nestes moldes, razão pela qual forçoso o atuar ministerial, a permitir o exercício
de direitos fundamentais e sociais intrínsecos a questão de direito subjacente.
III. OS
RÉUS NAÕ OSTENTAM A QUALIDADE DE
“CONDOMÍNIO”, EM QUAISQUER DE SUAS MODALIDADES EXISTENTES.
Nenhum
dos réus ostenta a qualidade de condomínio. Seja aquele intitulado edilício (cujo arcabouço
normativo era descrito na Lei 4591/64 e, atualmente, se acha normatizado no
art.1331 a 1358 do Código Civil de 2012), seja
aquele conhecido como condomínio pro indiviso, em que perante terceiros, todos os condôminos são vistos como
proprietários do todo e na administração interna do bem há que se analisar a
participação nos bônus e nos ônus ofertados pela titularidade da coisa, segundo
a fração ideal que cada um tiver sobre o bem[1].
E
daí advém a impossibilidade de cobrarem cotas condominiais, sobretudo de
promoverem, em caso de inadimplência, a execução forçada de eventual débito.
Com o escopo de comprovar o acerto das
assertivas acima, faz-se necessária breve digressão, já que as ilegalidades que
servem de substrato a esta ação civil pública vem se acumulando há décadas.
Inicialmente, convém registrar que a área
sobre a qual estão estabelecidos todos os réus totalizava, inicialmente,
6.006.760m² (???) (seis milhões e sessenta e seis mil e setecentos e sessenta
metros quadrados) e foi adquirida pelo Sr. Carlos Guinle e esposa, conforme
assentamentos registrais do Cartório do 1° Ofício de RGI de Teresópolis, no ano
de 1944.
Sete anos depois, mais exatamente em 21 de
abril de 1951, delibera o Sr. Carlos Guinle em loteá-la. Para tanto, tudo em
conformidade com a Lei então vigente (Dec-Lei 58/37 e decreto regulamentar
3079/38), inscreveu memorial e documentos do Loteamento da Granja Comary no
Registro de Imóveis.
Do memorial do plano de loteamento, datado
de 1951, seguiram-se, nos anos posteriores, modificações e alterações, bem como
desmembramentos sucessivos. Foram, nestas oportunidades, parceladas, por
exemplo, as Glebas I,II, III e IV.
Até
aqui, tudo de conformidade com o Direito.
Da frustrada tentativa de constituição de condomínio pro indiviso:
Porém,
no ano de 1968, na contramão de tudo que havia feito nos dezessete anos após a
inscrição do memorial descritivo (e ignorando por conseguinte os seguidos desmembramentos), o Sr. Carlos Guinle
efetua registro de “contrato”[2]
onde revela que planejava, doravante, “construir
um condomínio “pro indiviso” pelo regime jurídico dos artigos 623 usque 641 do
Código Civil, ao qual se subordinará e cuja vida se regerá pelo estatuto
convencional”, asseverando ainda que “ O
Condomínio Comary, que pretende de futuro e totalidade da Granja Comary
(...) será organizado por etapas mediante
sucessivos desmembramentos e urbanização das glebas”.
A intenção, revelada pela simples leitura
do instrumento contratual, era unificar e remembrar o que havia sido, por ele
próprio, loteado e desmembrado.
Mas a constituição de um “condomínio pro indiviso”, como pretendera o ilustre
e festejado cidadão fluminense, não tinha qualquer respaldo no ordenamento
jurídico, consistindo em verdadeira aberração e esdruxularia. Pra dizer o
mínimo.
E é justamente aqui que reside a gênese de
toda a celeuma acerca da constituição do condomínio Comary. Por inúmeras
razões.
Em
primeiro lugar, unificar a totalidade da área inicialmente loteada era juridicamente
impossível. Afinal de contas, tão logo aprovado o primeiro parcelamento pela
Prefeitura, nos idos de 1951, as vias de comunicação (ruas) a partir daí
criadas tornaram-se públicas, por expressa disposição legal. É a redação do
art.3° do Dec-Lei 58/37[3]:
O Supremo Tribunal Federal[4] assim também já se
manifestara:
Loteamento. Aprovado o
arruamento, para urbanização de terrenos particulares, as áreas destinadas às
vias e logradouros públicos passam automaticamente para o domínio do Município,
independentemente de título aquisitivo e
transmissão, visto que o efeito jurídico do arruamento é exatamente, o de
transformar o domínio particular em domínio público, para uso comum do povo.
Não tem o loteador infringente do Dec.lei 58/1937 mais direitos para o locador
a ele obediente.
As vias públicas, transmudadas como tal após
a inscrição inicial de loteamento, jamais poderiam retornar a qualidade de bens
privados e comuns aos condôminos objeto de constituição de condomínio,
porquanto já ostentavam, dezessete anos antes, a qualidade de bens de uso comum
do povo, públicas, coisas fora do comércio por disposição legal e
inalienáveis.
Em
segundo lugar, a constituição do condomínio revela-se manifestamente eivada de
nulidade quando pretende ignorar as relações jurídicas ocorridas desde o início
do parcelamento.
A cláusula sétima do “contrato” em apreço,
cuja validade se conspurca, estabelece que restou convencionado que
constituiriam “coisa de propriedade
comum a todos os comuneiros a área
descritiva e caracterizada nos respectivos títulos aquisitivos de frações
ideais”, o que soa acintosamente nulo, porque expropria todos os
adquirentes das unidades já adquiridas, sem o consentimento destes. É dizer: os
empreendedores simplesmente ignoraram a existência de adquirentes das áreas que
se pretende “de futuro” sejam constituídas de condomínio, estabelecendo que
estas mesmas áreas, a partir de então, serão de propriedade comum do futuro
Condomínio.
Em
terceiro lugar, em adendo ao exposto acima, é juridicamente impossível, como se de
“passe de mágica” se tratasse, recriar imóvel anteriormente fruto de loteamento
que seguiu todos os trâmites legais. Socorremo-nos, uma vez mais, do
Dec.Lei 58/37:
Art. 6º A inscrição não pode ser
cancelada senão:
a) em cumprimento de sentença;
b) a requerimento do proprietário,
enquanto nenhum lote for objeto de compromisso devidamente inscrito, ou
mediante o consentimento de todos os compromissários ou seus cessionários,
expresso em documento por êles assinado ou por procuradores com poderes
especiais.
Dessa
maneira, não poderiam os contraentes, sem que fossem atendidas uma das duas
hipóteses previstas em lei, deliberar, mediante acordo de vontades, pela
produção de efeitos que só poderiam ser obtidos com o cancelamento da prévia
inscrição de loteamento. Fora de dúvida que o “contrato” que assim anuncia
atenta contra norma cogente e, por mais esta razão, é nulo ipso jure.
À evidência – e é
exatamente isto que deflui de simples leitura das duas primeiras cláusulas do
pretenso instrumento de contrato - pretendiam os instituidores que até mesmo as
glebas já comercializadas pelo regime do Decreto-Lei 58/37 se incorporassem ao
regime condominial (de molde, como consta no documento, a restabelecer “ assim a primitiva unidade geográfica da Granja
Comary”, que se pretendia sujeitar “ a
um só regime jurídico e a sua administração centralizada”).
Sucede que os institutos do loteamento e do condomínio
são completamente estanques, na medida em que o primeiro tem por resultado de
sua aplicação a venda de lotes, autônomos e individualizados, ao passo que o
instituto do condomínio, em que a propriedade seria de todos os condôminos,
afina-se, justamente por isto, com a titularidade de fração ideal, mas não de
lotes individualizados. Fração ideal e unidade autônoma, figuras completamente
antagônicas na essência, não podem ser atributos da mesma coisa, in casu, de um mesmo espaço, de uma
mesma área.
Como bem enfatizado em parecer exarado pelo Ministério
Público do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da 1° Promotoria de Justiça
de Tutela Coletiva do Núcleo de Teresópolis, “pretendiam os incorporadores que,
ao final, estes “mini-condomínios” se reunissem num só mega-condomínio, o que
se constata pela convenção original da primeira gleba incorporada ( gleba 6).”
Acontece, porém, como pontuado acima, tal figura
constitui um tertium genus[5], não havendo à
época dos fatos, tampouco em tempos atuais, previsão legal a inserir, na ordem
jurídica, a existência desta confusão indissociável de institutos.
Assim,
– porque desconforme o Direito – condomínio algum fora constituído (até porque a
leitura do contrato de instituição acima referenciado apenas exortava a
constituir). Simples assim, já que em se tratando de condomínio voluntário[6]
( obra dos instituidores), deriva, sempre e sempre, de negócio jurídico válido.
É evidente os vícios trazidos por tal
instrumento contratual (que condomínio nenhum cria, mas tenciona a criar, ainda
que ilegalmente) foram absorvidos pelos demandados, que se intitulam
condomínios pro indiviso, sem se
atentarem, porém, que a figura do condomínio pro indiviso não se aplica, de maneira alguma, ao que se verifica
no mundo dos fatos.
E o ponto
nodal da questão, como não poderia deixar de ser, consiste na inexistência de
fração ideal que, a despeito da corrente utilização do vocábulo apenas para
simular atendimento aos requisitos legais, inexiste em concreto.
Efetivamente,
nos parcelamentos promovidos nas áreas, há identificação precisa de unidades
autônomas[7], e a propriedade é
concentrada em pessoa certa e individualizada.Do mesmo modo, a leitura de atas
de assembleia de deliberação promovidas pelos demandados, bem como daquilo que
denominam “convenção[8]”
deixa emergir a certeza de que as unidades são perfeitamente definidas.
Inclusive cada proprietário é referenciado em razão da unidade que titulariza.
Ainda
que este seja o ponto nevrálgico a apartar os demandados do instituto do
condomínio pro indiviso, há outras
características deste que permitem a confirmação da assertiva. Dentre estas,
convém registrar que a alienação de determinada quota a terceiros prescinda da
autorização dos demais.
Não é isto o que se dá, porém, nos
“condomínios da Gleba Comary”, onde a alienação das unidades se dá livremente,
dispensando a aquiescência dos demais. Assim porque se tratam de unidades
incomunicáveis, não se vislumbrando motivo para, no plano dos fatos, o vizinho
de tal ou qual unidade necessitar da autorização do outro.
Outro traço distintivo e marcante[9]
do condomínio pro indiviso advém do
fato de que, neste instituto, está a disposição dos comproprietários o manejo
da ação de extinção de condomínio. A possibilidade de tal proceder decorre não
de capricho do legislador, mas servil obediência ao direito fundamental
insculpido no art.5°, XX da Constituição da República, com a seguinte redação: “Ninguém
poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado”.
Pois bem. A prevalecer a figura do condomínio pro indiviso nas glebas demandadas, por
certo que a indivisão permaneceria tão-só e até quando algum dos proprietários
houvessem por bem dissolvê-lo, em consequência de eventual desinteligência havida entre os comunheiros.Manejada a ação,
por-se-ia um fim na alegada comunhão.
Aliás, convém notar que o condomínio pro
indiviso é aquele que, de longe, mais se revela propenso a querelas[10] jurídicas na
medida em que nele se verificaria o exercício de compropriedade de vários
titulares sobre o mesmo bem,
compropriedade esta representada por quotas do todo e sem unidade
individualizada, diferentemente do condomínio pro diviso, onde cada condômino encontra-se localizado em parte
determinada da coisa, agindo como se fosse proprietário exclusivo.
Natural,
portanto, que nos condomínios pro
indiviso, aflorem rusgas e entreveros entre os condôminos, que acabam por
culminar, mais cedo ou mais tarde, na extinção da comunhão.
Mas
nos “condomínios Comary”, como inexiste verdadeira indivisão – mas apenas
invocação do vocábulo para dotá-lo de roupagem jurídica – também não há a
desinteligência entre comproprietários (“marca registrada” do instituto), de
molde que, só por isto (E NADA MAIS PODERIA EXPLICAR) a comunhão perdura,
dentre as glebas desmembradas, há mais de quarenta longos anos, sem sinais de
ruptura ou possibilidade de que ela ocorra. Compreensível que assim o seja:
afinal, os Condomínios Comary em nada trazem, a não ser no nome, a odiosa
indivisão atinente às comunhões deste naipe. Daí porque não experimentam suas
deletérias consequências.
Por
tudo isto – e mais o que consta no magistral parecer, autuado sob a forma do
Anexo V do Inquérito Civil IC 702/07 que instrui e lastreia a presente ação civil pública
– uma certeza emerge: os demandados não constituem condomínios pro indiviso.
Da inexistência de condomínio edilício (Lei 4591/64, à época dos
fatos):
Em
que pese – como visto, linhas acima, à exaustão – a ideia de condomínio pro indiviso traga em sua essência a
inexistência de unidades autônomas, há outra ( única) espécie de comunhão em
que a figura da unidade como propriedade autônoma floresce.
Trata-se,
inegavelmente, do condomínio edilício, hoje regido pelo Código Civil, nos
artigos 1.333 a 1.358. Na época dos fatos, a lei de regência era a de n° 4591,
de 1964.
A
existência deste simples elemento comum, porém, não tem o condão de torná-la
aplicável, sob qualquer ângulo, à situação jurídica dos demandados, de modo a
legitimá-los a cobrança de cotas condominiais.
Não
é difícil chegar a esta conclusão, principalmente depois de analisar a redação
do primeiro artigo da Lei 4591/64, com a seguinte redação:
Art. 1º As edificações ou conjuntos de edificações, de um ou mais
pavimentos, construídos sob a forma de unidades isoladas entre si, destinadas a
fins residenciais ou não-residenciais, poderão ser alienados, no todo ou em
parte, objetivamente considerados, e constituirá, cada unidade, propriedade
autônoma sujeita às limitações desta Lei.
Como
se percebe da simples redação legal, a Lei 4591/64 tem por propósito reger as
edificações ou conjunto de edificações construídas, mas não se destina ao
parcelamento de solo sem que tais edificações se verifiquem, que é justamente a
hipótese dos “Condomínios Comary”, em que as glebas foram sendo objeto de sucessivos
desmembramentos, de áreas já desmembradas anteriormente, mas sem quaisquer
edificações.
Especificamente
na hipótese sub examen, as áreas
desmembradas foram identificadas com unidades autônomas (para as quais se deu
correspondência de fração ideal). Se se tratasse efetivamente de situação a ser
albergada pela Lei 4591/64, as unidades autônomas deveriam ser as construções,
o que sabidamente não ocorre.
Não
por outra razão, aliás, que até a presente data inexiste registro de convenção
dos citados condomínios no Registro de Imóveis, como exigia a Lei 4591/64. E
não foi por falta de tentativa.
Já na época do contrato de constituição de
condomínio “pro indiviso” de 1968 (cuja higidez foi atacadas páginas atrás), o
instrumento contratual foi submetido a Registro de Imóveis, ao argumento de
atender o disposto no art.9° da Lei 4591/64[11].
A Oficiala de Registro recusou a realização do registro, deixando consignado na
oportunidade que “verificando o conteúdo
do documento apresentado, recusou-se a Titular da Serventia a proceder o solicitado
registro visto que, não se tratando de hipótese aventada pelo art.249 do
Decreto 4857/39, seu registro havia de ser feito em Títulos e Documentos.”
Suscitada
a dúvida, o Poder Judiciário então chancelou que o registro que o documento sub exame deveria ser objeto de
inscrição no Registro em Títulos e Documentos, pois não se enquadrava na
qualidade daqueles registráveis no Ofício Imobiliário, que foi acatada.
MIGUEL
MARIA SERPA LOPES[12],
em seu festejado Tratado dos Registros Públicos, em comentários à Lei de
Registros Públicos então vigente, esclarece as características dos documentos
registrados para conservação:
Permite o n° IV do
art. 134, que para efeitos de conservação de documentos, possam estes ser
transcritos no Registro de Títulos e Documentos. O efeito deste registro é,
neste caso, o mais limitado possível. Não visa outro objetivo senão a
conservação de um determinado documento, atuando o registro como um elemento
eficiente, para a reconstituição do documento original, em caso de perda ou
extravio.
O seu valor probante
deve ser igualado com o de qualquer outro documento subordinado sempre à
análise concreta em cada caso e de acordo com as circunstâncias deste.
Posteriormente,
foram encetadas outras tentativas de levar a registro as convenções atinentes a
parte das glebas objeto de demanda.
Em
1992, o primeiro demandado, por meio de representante, munido de certidão
emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis exarado no sentido de que o
primevo contrato de constituição estaria ali registrado (quando não era verdade[13]), requereu o
registro da Convenção de Condomínio da Gleba VI.
Tão
logo desvelado o artifício, o Oficial do Registro suscitou dúvida, com base na
vigente Lei 6015/73. O Juízo, em sentença resolvendo a lide[14], foi categórico em
determinar o cancelamento, não sem antes asseverar, como não poderia deixar de
ser, a insuficiência do contrato a dar ensejo a constituição de condomínio.
A
passagem merece transcrição:
A
sentença é de rara felicidade ao determinar que o documento não poderia jamais
ser considerado como contrato de constituição de condomínio porque não cria unidade autônoma
nenhuma, não as individualiza, nem tampouco lhes atribui fração ideal.
Foram
determinados, assim, o cancelamento do registro da Gleba VI, como também o
registro atinente ao Condomínio Comary 15 Glebas, ambos efetivados em onze de
setembro de 1996, como dá conta a certidão de fls.370 do Inquérito Civil, a
fulminar, de vez por todas, qualquer sopro de legalidade dos malsinados
registros.
Existência de
convenções (sobretudo não passíveis de registro) não criam condomínios:
Os
demandados (com exceção do segundo) possuem cada qual sua própria convenção de
condomínio.
Falta-lhes,
porém, o principal: constituir – se possível fosse – um condomínio. Afinal, se
o fundamento da validade das convenções era o precitado registro (inexistente)
do contrato de constituição de 1968, é certo que com o seu cancelamento,
perdeu-se o alicerce.
A
assertiva tem sua razão de ser. Ainda que fosse possível (e não era) e ainda
que se admitisse ter o vetusto contrato de 1968 criado algum (afirmação que, à
esta altura, sabe-se infundada, porquanto apenas exortação de criação), o fato
é que ele teria instituído, quando muito, o originário, carecendo que as glebas
desmembradas (as quais os demandados se incluem) tivessem também instituído os
seus.
Mas
não foi isto que aconteceu. A administração local de cada uma das glebas houve
por bem (e para mal do Direito) apenas confeccionar convenções. Mas não basta a confecção de uma simples
convenção para ver-se defronte a um condomínio.
Em pendenga judicial, movida pelas Glebas XV e VII-B em que pretendiam o reconhecimento da validade do CNPJ, anulado por decisão de
autoridade fiscal, ao argumento de que revestiam-se da qualidade de condomínio,
o Juízo Federal[15] nesta Comarca foi
enérgico em manter o CNPJ anulado ao expor, dentre outras razões, o seguinte:
A coletividade que cada autora representa não possui ato
constitutivo inscrito no registro das pessoas jurídicas de direito privado. Aliás, não
possui
sequer
ato constitutivo. A convenção de fls. 214/222, realizada em17/01/2004(Processo n
00000245-14.2011.4.02.5115) e a convenção de fls. 275/303 (Processo n. 0000247-81.2011.4.02.5115)
registradas
no Cartório de Títulos e documentos desta cidade não são atos
constitutivos. São convenções. E uma convenção não é instrumento de instituição e
especificação de um condomínio. O instrumento constitutivo de um condomínio em
edifícios é e deve ser anterior à elaboração da convenção de condomínio. Em outras
palavras, somente se pode fazer uma convenção de condomínio de um condomínio
que já esteja previamente instituído (sentença a fls.411/412)
Efetivamente,
a convenção, por si só, é apenas uma etapa da regular constituição de um
condomínio. Ainda que fosse possível que os demandados pudessem constituir
condomínios edilícios (e, como visto, não podem, pois derivam de parcelamento
de terra nua não edificada), isto só viria à tona após cumprida a liturgia
prevista em legislação ordinária e registral. Jamais com a simples feitura de
uma convenção, mormente quando levada apenas a registro no Ofício de Títulos e
Documentos.
Das considerações
finais. Da figura do condomínio fechado:
Resta
suficientemente claro que os contornos jurídicos dos demandados não se coadunam
com o enquadramento legal do condomínio edilício, tampouco com o condomínio pro indiviso.
O
que existe, na verdade, é fielmente retratado na sentença linhas acima
transcrita, quando o Juízo Federal nesta
Comarca asseverou que as Glebas XV e
VII-B nada mais são do que “ comunhão de proprietários de imóveis
vizinhos”. Descreveu-se, com exatidão, o que constituem os réus.
Some-se
a isto o fechamento de ruas públicas[16],
expediente do qual se valem para inibir o acesso a toda a população (sob o
pretexto de promover segurança) que o resultado é iniludível: os demandados
constituem aquilo que se convencionou chamar de condomínio IRREGULAR , ou
loteamento irregular.
Essa
figura – repelida pelo Direito, é bom que se diga – ganha exata definição nas
palavras de Eduardo Sócrates Castanheira Sarmento Filho, constantemente citado
no preciso parecer da Drª ANAÍZA HELENA MALHARDES MIRANDA. Oportuna a
transcrição acerca do que consistem os loteamentos fechados:
É o termo que tem sido
usado, com mais frequência, para diferenciar o parcelamento que se afasta do
loteamento previsto na legislação, na medida em que as vias de circulação que
cortam o empreendimento tem sua utilização destinadas apenas aos proprietários
dos lotes.
A legislação federal não contempla essa modalidade
de parcelamento do solo urbano, que, no entanto, é uma realidade cada vez mais
presente nas cidades brasileiras, seja nos grandes centros urbanos, seja nas cidades
do interior com vocação para o veraneio, estando de tal modo arraigada na
sociedade que, às vezes, transmite-se a ideia equivocada de que tem previsão
legal.Originam-se
daí querelas, sem que haja uma legislação adequada para solucioná-las,
permitindo, dentre outras distorções, a criação de praias, ruas e lagoas
particulares.
Os moradores de tais localidades criam os serviços
para manutenção dos espaços privatizados, confeccionando um regulamento da vida
comunitária do loteamento, à semelhança do que ocorre com a convenção de
condomínio no regime atual do Código Civil e da antiga Lei 4591/64. Esta
convenção, todavia, não ingressa no registro imobiliário por falta de previsão
legal. Para aumentar o aspecto de legalidade, é comum se efetuar o registro
dessas convenções nos cartórios dos títulos e documentos, que não tem
impedimento para aceitá-las, embora o façam somente para efeito de conservação
do documento, na forma do art.127, VII da Lei 6015/73. Cria-se, todavia, a
falsa impressão de que existe um condomínio legalmente instituído (apud Anexo V,
fls.35-36 do parecer, os grifos são nossos).
Sem
meias palavras: se os demandados são e devem ser catalogados como loteamentos IRREGULARES que foram ilegalmente fechados, há de ser destinado tratamento condizente com a roupagem jurídica,
vedando-lhes pois a possibilidade de efetuar cobranças de cotas condominiais.
Do enquadramento de
cada um dos demandados na qualidade de loteamentos fechados/condomínios de
fato:
É
irrecusável, como exposto à exaustão, que os demandados encontram-se ostentam o
mesmo status jurídico. É chegado o
momento apenas de indicar os elementos de prova que fazem concluir neste
sentido.
O primeiro demandado, CONDOMÍNIO
RESIDENCIAL COMARY GLEBA 6, como se infere de fls.233 -255 do inquérito civil,
arvora-se da qualidade de condomínio edilício em sua convenção, datada de
janeiro de 2009, ao fazer expressa referência aos artigos 1.333 e seguintes do
Código Civil, malgrado, na forma do esposado acima, originário de fracionamento
de terra nua e sequer ostentar contrato de constituição em registro
imobiliário.
Não
é demais lembrar que a convenção em análise foi confeccionada posteriormente
àquela cujo registro no Ofício Imobiliário foi cancelado por decisão judicial,
juntamente com o registro da Comary 15 glebas, em sentença exarada no processo
n° 1864/94[17].
Situação
parecida é experimentada pelo terceiro demandado, CONDOMÍNIO RESIDENCIAL COMARY
GLEBA 8-D, conquanto talvez esta se revele pouco mais inusitada, a começar pela
análise da Convenção de Condomínio, datada do ano de 2004 ( cf. fls.377 e
seguintes do IC)
Efetivamente,
o terceiro demandado enuncia com
eloquência estar sob a égide da Lei 4591/64. Sucede que não há notícia da
constituição de condomínio tampouco de registro no Cartório Imobiliário, sendo
forçoso pontuar que o registro anteriormente havido foi cancelado em onze de
setembro de 2003, através de processo de n° 2002.061.008224-7, de sorte que a alusão
a Lei de Condomínios e Incorporações só pode ser compreendida como expediente
espúrio para disfarçar a manifesta ilegalidade, indisfarçável.
Impossível
deixar de mencionar a perplexidade que se extrai do confronto do texto do
primeiro e do segundo artigo da convenção. É que linhas após enunciar tratar-se
de condomínio edilício (já que sob os auspícios da Lei 4591/64), a convenção
revela que o condomínio foi idealizado desde seu início como condomínio pro indiviso, cujo intuito teria sido
reforçado em 1993, não permitindo sequer concluir ao menos qual a tessitura
normativa em que se pretende basear.
O sexto demandado, do mesmo modo, também
se arvora da qualidade de condomínio edilício em sua convenção (fls.308/312),
não ostentando contudo qualquer peculiaridade além das já esposadas em tópico
próprio.
O segundo demandado (fls.258/273 do IC), por seu turno, utiliza até a presente data
a convenção de 1968 como seu ato-regra, não sendo portanto igualmente
necessário tecer muitas considerações, em adendo as já realizadas, acerca da
pertinência da propositura da presente demanda em seu desfavor.
Por
fim, quanto ao quarto e quinto
demandados, a análise das convenções trazidas aos autos não permitem sequer
definir se pretendem ser regidos pelas regras do condomínio pro indiviso ou edilício. Seja como for,
é irrefutável que quaisquer deles não teria cabimento.
É
inegável que o que os torna réus da presente demanda, em cumulação subjetiva de
ações, consiste no fato de que, todos, a despeito de uma ou outra circunstância
diferenciadora, se arvoram da qualidade de “condomínios”, mas por razões várias
não se encaixam (e nem poderiam) em qualquer de suas modalidades.
IV. DA GUINADA JURISPRUDENCIAL: CONSOLIDAÇÃO ATUAL DO ENTENDIMENTO DE
QUE ASSOCIAÇÃO DE MORADORES OU CONGÊNERES NÃO PODEM COBRAR COMPULSORIAMENTE
DESPESAS DE RATEIO:
Se
hoje a vedação de cobrança de cotas em hipóteses de condomínios fechados (ou
irregulares) é ponto comum nos Tribunais, nem sempre foi assim. Por dever de
lealdade, deve-se pontuar a evolução histórica da questão ora ventilada até
chegar ao presente momento, quando se verifica pacífica na jurisprudência a
vedação quanto à cobrança compulsória em face de não associados.
Inicialmente, com base em uma
realidade fática diversa da verificada atualmente, foi publicado, no ano de
2005[18], o enunciado 79 da
Súmula de Jurisprudência Predominante do Tribunal de Justiça do Estado do Rio
de Janeiro, dispondo o seguinte:
“Enunciado 79. Em respeito ao principio que veda o enriquecimento sem
causa, as associações de moradores podem exigir dos não associados, em igualdade
de condições com os associados, que concorram para o custeio dos serviços por
elas efetivamente prestados e que sejam do interesse comum dos moradores da
localidade.”[19]
Conquanto já fosse possível à época verificar conflito entre o referido
entendimento e a Constituição Federal, não se vislumbrava a possibilidade de
determinado morador contentar-se com a prestação – devida, diga-se – dos
serviços públicos disponibilizados pelo Estado, firmando-se entendimento no
sentido de que enriquecia-se ilicitamente aquele que decidisse não se associar
ou, ao menos, não contribuir financeiramente com os gastos da Associação de
Moradores local.
Esta realidade se
transformou, sendo possível notar que o fechamento de ruas e conseqüente
cobrança de contribuições financeiras por “associações” dominantes passou a
constituir-se em prática comumente adotada para a formação e manutenção de
grupos paramilitares (milícias) em locais abrangidos ou não de serviços
públicos básicos. Ademais, a própria
população tem se mostrado cada vez mais consciente de seus direitos face ao
ente estatal, passando a exigir a prestação dos serviços que lhe são devidos,
em oposição à equivocada postura de aceitar a ineficácia gerencial do Estado
através do custeio próprio de atividades eminentemente públicas (e,
odiosamente, exigindo a mesma postura dos demais moradores vizinhos).
A própria jurisprudência
do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, consciente desse
novo momento histórico e social, mudou de entendimento sobre a questão do
pagamento compulsório de “taxas condominiais” a Associações de Moradores. São
exemplos dessa mudança:
“CIVIL. ASSOCIAÇÃO DE MORADORES. Cobrança de contribuições em face de
morador não associado. Impossibilidade. Garantia à liberdade de associação.
Recentes julgados do STJ. Posicionamento adotado em face da impessoalidade da
jurisdição. Recurso a que se nega seguimento.”[20]
“APELAÇÃO CÍVEL. ASSOCIAÇÃO DE MORADORES. Cobrança de cotas
condominiais. Entendimento sedimentado pela Segunda Seção do Superior
Tribunal de Justiça de que associação de moradores não tem autoridade para
cobrar taxa condominial ou qualquer contribuição compulsória de quem não é
associado. Associação autora que não conseguiu provar, sequer, a existência
do condomínio. Sentença mantida. negado seguimento ao recurso, na forma do art.
557, caput, CPC.”[21]
DIREITO CONSTITUCIONAL E CIVIL. Ação de cobrança de taxa de serviços
ajuizada por Associação de Moradores em face de proprietária de imóvel não
associada. Sentença de procedência. Apelação.
1. Posicionamento consagrado no verbete
sumular 79 deste tribunal superado por nova jurisprudência do Tribunal de Justiça, não havendo
falar em obrigatoriedade de contribuição para proprietário de imóvel não
associado, o que consoa com o direito fundamental de liberdade de
associação (Constituição da Republica, art. 5.o, II e XX).
2. Ainda que o proprietário não associado venha, direta ou
indiretamente, a se beneficiar de serviço prestado por associação de moradores,
tal situação de fato não cria obrigação jurídica, eis ser insuscetível de
violação a liberdade individual de contratar. Trata-se de obrigação meramente
moral.
A mudança na jurisprudência
deste Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, consagrando a
superação do entendimento expresso no enunciado 79 de sua súmula, acompanha o
entendimento pacífico dos Tribunais Superiores. Vejam-se arestos do Superior
Tribunal de Justiça sobre o tema:
“PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DIVERGENCIA. AGRAVO REGIMENTAL. ASSOCIAÇÃO DE MORADORES.
LOTEAMENTO FECHADO. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. CONTRIBUIÇÃO. INEXIGIBILIDADE DE
QUEM NÃO É ASSOCIADO. MATÉRIA PACÍFICA. FUNDAMENTO
INATACADO. SÚMULAS
N. 168 E 182-STJ.
I. ‘As taxas de manutenção criadas por associação de moradores, não
podem ser impostas a proprietário de imóvel que não é associado, nem aderiu ao
ato que instituiu o encargo’ (2a Seção, EREsp n. 444.931/SP, Rel. p/
acordão Min. Humberto Gomes de Barros, DJU de 01.02.2006). Incidência à espécie
da Súmula n. 168/STJ.
II. A assertiva de que os julgados apontados divergentes são anteriores
à pacificação do tema
pelo Colegiado, fundamento da decisão agravada, não foi objeto do recurso,
atraindo o óbice da Súmula n. 182-STJ, aplicada por analogia.
III. Agravo improvido.”[23]
AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL – DIREITO DAS COISAS - CONDOMÍNIO - TAXA PARA
MANUTENÇÃO - IMPOSIÇÃO DE OBRIGAÇÃO A NÃO -ASSOCIADO - IMPOSSIBILIDADE -
RECURSO IMPROVIDO. 1. A agravante não trouxe qualquer subsídio capaz de alterar
os fundamentos da decisão atacada. 2. Os proprietários que não integram a
associação de moradores não estão obrigados ao pagamento compulsório de taxas
condominiais ou outras contribuições. Precedentes. 3. Agravo regimental
improvido.[24]
“CIVIL E PROCESSUAL. AGRAVO REGIMENTAL. ASSOCIAÇÃO CONSTITUÍDA POR MORADORES PARA
DEFESA DE DIREITOS E PRESERVAÃO DE INTERESSES COMUNS. COBRANÇA DE CONTRIBUIÇÕES DE QUEM NÃO É AFILIADO.
IMPOSSIBILIDADE.
I. A existência de mera associação congregando moradores com o
objetivo de defesa e preservação de interesses comuns em área habitacional não
possui o caráter de condomínio, pelo que não é possível exigir de
quem não seja associado o pagamento de taxas de manutenção ou melhoria.
II. Matéria pacificada no âmbito da e. 2a Seção (EREsp n. 44.931/SP,
Rel. p/ acórdão Min. Fernando Gonçalves, por maioria, DJU de 01.02.2006).
III. Agravo regimental improvido.”[25]
O Supremo Tribunal
Federal, na mesma linha de entendimento, rechaçou o entendimento outrora
preconizado, expressando a impossibilidade de exigência de contribuições por
associações de moradores sobre não filiados, sob pena de se violar o direito
fundamental à liberdade de associação:
“ASSOCIAÇÃO DE MORADORES – MENSALIDADE – AUSÊNCIA DE ADESÃO. Por não
se confundir a associação de moradores com o condomínio disciplinado pela Lei
4.591/64, descabe, a pretexto de evitar vantagem sem causa, impor mensalidade a
morador ou a proprietário de imóvel que a ela não tenha aderido. Considerações
sobre o princípio da legalidade e da autonomia da manifestação de vontade –
artigo 5o, incisos II e XX, da Constituição Federal.”[26]
Vale aqui destacar trecho
do voto do Ministro Marco Aurélio Mello no RE 432.106/RJ:
“Colho da Constituição Federal que ninguém está compelido a fazer ou
deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Embora o preceito se
refira a obrigação de fazer, a concretude que lhe é própria apanha, também,
obrigação de dar. Esta, ou bem se submete à manifestação de vontade, ou à
previsão em lei.
Mais do que isso, a título de evitar o que se apontou como
enriquecimento sem causa, esvaziou-se a regra do inciso XX do artigo 5o
do Diploma Maior, a revelar que ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a
permanecer associado. A garantia constitucional alcança não só a associação sob
o ângulo formal como também tudo que resulte desse fenômeno e, iniludivelmente,
a satisfação de mensalidades ou de outra parcela, seja qual for a
periodicidade, à associação pressupõe a vontade livre e espontânea do cidadão
em associar-se.”[27]
Exatamente nesta esteira,
restando consolidado o entendimento de que resta inconstitucional e, portanto,
configuradora de ato ilícito, a cobrança compulsória por Associações de
Moradores em face de não associados, a conduta da ré deve ser urgentemente
combatida.
V. DA
ANTECIPAÇÃO DE TUTELA. DA SUSPENSÃO DO ANDAMENTO DAS AÇÕES E EXECUÇÕES
INDIVIDUAIS.
Encontram-se,
ainda, presentes na presente demanda, os requisitos para o deferimento de
medida liminar, consistente na antecipação de tutela para obrigar as rés a absterem-se
de realizar qualquer cobrança de contribuição associativa ou de qualquer título
a indivíduos que não tenham a elas se filiado.
O fumus boni iuris encontra-se plenamente
demonstrado por inúmeras razões: i) não se trata de condomínio, mas de mera
associação de moradores, sem qualquer relação de co-propriedade entre os
associados e moradores adjacentes; ii) exigir que não associados contribuam
financeiramente para a existência de determinada associação seria colocar por
terra o direito constitucional de livre associar-se; e iii) como demonstrado, a
jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e
Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro é pacífica no sentido de que é
vedada a cobrança compulsória em face de não associados.
O periculum in mora decorre da necessidade
de fazer cessar os graves constrangimentos que passam os moradores não
associados diante dos inúmeros boletos de cobrança expedidos pela ré, bem como
diante das diversas ações de cobrança propostas também em face daqueles que,
por qualquer razão, não quiseram de associar.
Por conta
dos fundamentos acima expostos, ressalta-se igualmente imperioso seja suspenso
o andamento de todas e quaisquer ações e execuções judicialmente movidas em
desfavor do moradores não associados, que tenham por causa petendi a cobrança de cota condominial.
A
possibilidade de tal provimento liminar é manifesta, que decorre do
microssistema jurídico a tutela coletiva, mormente do que dispõe o art.94 do
Código de Defesa do Consumidor, a evidenciar a prejudicialidade havida entre o
resultado final da demanda individual e os rumos decididos na ação civil
pública.
O Superior
Tribunal de Justiça reconhece a conveniência de provimento nos moldes do que
aqui se propugna:
RECURSO REPETITIVO.
PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO COLETIVA. MACRO-LIDE. CORREÇÃO DE
SALDOS DE CADERNETAS DE POUPANÇA.
SUSTAÇÃO DE ANDAMENTO
DE AÇÕES INDIVIDUAIS. POSSIBILIDADE.
1.- Ajuizada ação
coletiva atinente a macro-lide geradora de processos multitudinários,
suspendem-se as ações individuais, no aguardo do julgamento da ação coletiva.
2.- Entendimento que
não nega vigência aos aos arts. 51, IV e § 1º, 103 e 104 do Código de Defesa do
Consumidor; 122 e 166 do Código Civil; e 2º e 6º do Código de Processo Civil,
com os quais se harmoniza, atualizando-lhes a interpretação extraída da
potencialidade desses dispositivos legais ante a diretriz legal resultante do
disposto no art. 543-C do Código de Processo Civil, com a redação dada pela Lei
dos Recursos Repetitivos (Lei n. 11.672, de 8.5.2008).
3.- Recurso Especial
improvido.
(REsp 1110549/RS, Rel.
Ministro SIDNEI BENETI, SEGUNDA SEÇÃO, julgado em 28/10/2009, DJe 14/12/2009)
VI.
PEDIDO:
Diante do exposto, requer o Parquet:
1. A citação dos réus, para, querendo, no prazo legal, contestarem a
presente pretensão, sob pena de decretação da revelia.
2. Seja determinado, liminarmente, aos réus, que se abstenham de
realizar qualquer cobrança associativa, judicial ou extrajudicialmente, em face
de não associados, bem como a suspensão
de todo e qualquer processo (de conhecimento ou execução) versando sobre
contribuições associativas devidas por não associados, sob pena de multa de R$
10.000,00 (dez mil reais) por ato de descumprimento.
3. Seja julgada procedente a presente pretensão, com a prolação de
decisão de natureza mandamental e cominatória de obrigação de não fazer,
determinando-se aos réus que não promovam qualquer cobrança associativa em face
de não associados, seja judicial ou extrajudicialmente, sob pena de multa de R$
10.000,00 (dez mil reais) por descumprimento.
Protesta, ainda, pela produção de todos os meios de
prova em direito admitidos, especialmente os de natureza documental.
Dá-se à causa o valor de R$ 1.000,00 ( hum mil
reais), em razão do valor inestimável da presente.
Teresópolis, 2 de julho de 2012.
SILVIO FERREIRA DE CARVALHO NETO
Promotor de Justiça-Matrícula 4339
Documentos
que instruem a petição inicial:
I)
Seis contrafés, a servirem os réus;
II)
Três volumes autuados e numerados de inquérito civil como autos
principais;
III)
Quatro anexos: Anexo I: com dois volumes; Anexo II: com dois volumes;
Anexo III, com um volume; Anexo IV, com três volumes; Anexo V, com um volume.
[1] MARCO AURÉLIO BEZERRA DE MELO, Novo Código Civil
Comentado, Lumen Juris, 2° edição,
p.149.
[2] Fls.219 e seguintes do Anexo IV,volume II.
[3] Aliás, a legislação que se seguiu ao Decreto-Lei
58/37 dispondo acerca do parcelamento do solo urbano, a Lei 6766/79, contém a
mesma disposição legal ( art.22).
[4] RTJ, 79/991. Apud NILO DE CASTRO, Direito
Municipal Positivo, Ed.Del Rey, 6° edição, p.227.
[5] Anexo V.
[6] Ao invés daquele instituído por Lei – comunhão
legal –, que é dividida entre forçada e fortuita. Cristiano Chaves de Farias e
Nelson Rosenvald, Direitos Reais, 4° edição, Ed. Lumen Juris, p.488.
[7] Ad
exemplum, é o que se infere dos documentos fornecidos pelos próprios demandados
a fls.449, 195 e 377.
[8] Mas, justamente por não se tratarem de condomínio,
a expressão deve ser compreendida em seu sentido lato, como “acordo de
vontades”.
[9] Outras características do instituto em apreço
poderiam ser invocadas para apartá-lo da situação jurídica vivenciada pelos
réus, que apesar de travestida de condomínio, apenas guarda com ele
dessemelhanças. Desnecessário aqui reproduzi-los, porquanto fielmente expostos
a fls.46-51 do Anexo V, no bojo do parecer da Promotora de Justiça Titular da
1° Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Teresópolis.
[10] Neste sentido, MARCO AURÉLIO BEZERRA DE MELO,
Novo Código Civil Comentado, Volume V, 2° edição, Lumen Juris, p.149.
[11] Essa a redação do dispositivo invocado: Art. 9º Os proprietários, promitentes compradores, cessionários ou
promitentes cessionários dos direitos pertinentes à aquisição de unidades
autônomas, em edificações a serem construídas, em construção ou já construídas,
elaborarão, por escrito, a Convenção de condomínio, e deverão, também, por
contrato ou por deliberação em assembléia, aprovar o Regimento Interno da
edificação ou conjunto de edificações.§
1º Far-se-á o registro da Convenção no Registro de Imóveis, bem como a
averbação das suas eventuais alterações. Jamais poder-se-ia pretender o
registro sob o fundamento de obediência ao art.9° da Lei 4591/64. O Não havia que se falar em condomínio
edilício, seja porque eram os próprios instituidores quem proclamavam no
documento a constituição de condomínio pro
indiviso. Poder-se-ia então argumentar que o Decreto Lei 271/67, em seu
art.3°, previa a aplicação da Lei 4591/64 aos loteamentos e que, nesta
qualidade, o registro deveria ser efetuado com respaldo no citado dispositivo.
O argumento, contudo, é falso: o Decreto 271/67 foi deveras categórico em
afastar a sua aplicabilidade para loteamentos já aprovados, justamente a
hipótese em apreço. Era esta a dicção do art.9°, do já revogado decreto: Art 9º Êste
decreto-lei não se aplica aos loteamentos que na data da publicação deste
decreto-lei já estiverem protocolados ou aprovados nas prefeituras municipais
para os quais continua prevalecendo a legislação em vigor até essa data. Por tudo isto,
agiu com inteiro acerto a Oficiala do Registro de Imóveis.
[12] Tratado dos Registros Públicos, Freitas Bastos,
4° edição, 1960, volume 2, p.72.
[13] Porquanto, como visto linhas acima, o registro
foi efetivado no Ofício de Títulos Documentos para fins de conservação, e não
no Registro de Imóveis.
[14] Processo n° 1864/94, oriundo da 1° Vara Cível de
Teresópolis, sentença publicada em 3 de março de 1995.
[16] A atribuição para apuração e aforamento de
eventual demanda judicial é da 1° Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do
Núcleo Teresópolis, já que a matéria é concernente ao ambiente e urbanismo.
[17] Como se infere de fls.370 do IC.
[18] DORJ-III, S-I 132 (4) - 19/07/2005
[19]
Enunciado 79 da Súmula do TJERJ.
[20]
BRASIL. TJERJ – 2a Câmara Cível. AP 0001805-95.2010.8.19.0207. Des.
Carlos Eduardo da Fonseca Passos. DJ 08/11/2011.
[21]
BRASIL. TJERJ – 10a Câmara Cível. AP 0081817-40.2007.8.19.0001. Des.
Pedro Saraiva Andrade Lemos. DJ 25/10/2011.
[22]
BRASIL. TJERJ – 3a Câmara Cível. AP 0012732-06.2008.8.19.0203. Des.
Fernando Foch Lemos. DJ 25/10/2011.
[23]
BRASIL. STJ – Segunda Seção. AgRg nos EREsp 1034349/SP. Rel. Ministro ALDIR
PASSARINHO JUNIOR. DJe 17/06/2009.
[24]
BRASIL. STJ – Terceira Turma. AgRg no REsp 1034349/SP. Rel. Ministro MASSAMI
UYEDA. DJe 16/12/2008.
[25]
BRASIL. STJ – AgRg no REsp 1061702/SP. Quarta Turma. Rel. Ministro ALDIR
PASSARINHO JUNIOR. DJe 05/10/2009.
[26]
BRASIL. STF – RE 432.106/RJ. Primeira
Turma. Rel. Ministro Marco Aurélio. DJe 04/11/2011.
[27]
BRASIL. STF – RE 432.106/RJ. Primeira
Turma. Rel. Ministro Marco Aurélio. DJe 04/11/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário