A senadora Marina Silva (PV-AC) sugeriu, em entrevista à Agência Senado nesta sexta-feira, 14, que a Comissão Representativa do Congresso Nacional crie uma comissão permanente de acompanhamento de desastres naturais como as enchentes que devastaram a região serrana do Rio de Janeiro, a capital e o interior de São Paulo, além de municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo nesta semana.
A senadora criticou a inexistência de medidas preventivas e a adoção de medidas provisórias emergenciais, que, como enfatizou, não trarão de volta as centenas de vidas levadas pela tragédia.
- Essa tragédia não se tem palavras para nominar. O que é lamentável é que são tragédias anunciadas.Está-se naturalizando o descaso, tratando essas calamidades como se fossem fruto de algo natural. Gasta-se muito para recuperar o leite derramado e não se fez o mesmo para evitar que aconteçam - lamentou.
Marina Silva apresentou requerimento pela convocação da Comissão Representativa do Congresso Nacional para analisar a situação dos estados atingidos pelas chuvas. O presidente do Senado, José Sarney, anunciou também nesta sexta-feira, 14, a convocação da Comissão Representativa para uma reunião às 10h do próximo dia 20.
Para Marina, é importante que o Congresso Nacional preste sua contribuição às pessoas atingidas pelos desastres ambientais e apresente propostas que evitem catástrofes ou reduzam suas ocorrências. "As tragédias das chuvas se repetem em razão da naturalização do descaso. É inaceitável", comentou a senadora, pela manhã, em mensagem no Twitter.
Segundo a senadora, a solução está na adoção de ações integradas entre autoridades federais, estaduais e municipais, com a utilização de sistemas de alerta, elaboração de mapas de risco e mobilização da defesa civil, corpo de bombeiros e líderes comunitários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário