"" MINDD - DEFENDA SEUS DIREITOS: MUNDO DIGITAL versus MUNDO REAL🙌 STORYBOOKS "O labirinto digital do Leo“ e "Leo's Digital Labyrinth”. COMPUTADOR NÃO PENSA, EXECUTA ! UMA EXPERIÊNCIA COM GEMINI IA DIGITAL WORLD versus REAL WORLD 🙌 STORYBOOKS "O labirinto digital do Leo" and "Leo's Digital Labyrinth". COMPUTER DOES NOT THINK, IT EXECUTES – AN EXPERIENCE WITH GEMINI AI por MARCIA ALMEIDA

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quarta-feira, 10 de setembro de 2025

MUNDO DIGITAL versus MUNDO REAL🙌 STORYBOOKS "O labirinto digital do Leo“ e "Leo's Digital Labyrinth”. COMPUTADOR NÃO PENSA, EXECUTA ! UMA EXPERIÊNCIA COM GEMINI IA DIGITAL WORLD versus REAL WORLD 🙌 STORYBOOKS "O labirinto digital do Leo" and "Leo's Digital Labyrinth". COMPUTER DOES NOT THINK, IT EXECUTES – AN EXPERIENCE WITH GEMINI AI por MARCIA ALMEIDA



INTRODUÇÃO 


Essa é uma demonstração do potencial do bom uso da Inteligência Artificial e uma explicação, para leigos, sobre a programação em linguagem de máquina - assembler- objetivando esclarecer que: COMPUTADOR NÃO PENSA, EXECUTA COMANDOS.


RESPONSABILIDADE CIVIL OS E CRIMINAL DOS DESENVOLVEDORES DE SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DOS USUÁRIOS


COMPUTADOR NÃO PENSA, APENAS EXECUTA COMANDOS 

 

Na última postagem do blog tratei dos riscos do uso indevido e inescrupuloso da tecnologia de informação para o mal e mostrei os casos concretos de suicídio, homicídios,  fraudes e manipulação das massas.


Muitas pessoas leigas em Ciência da Computação estão sendo induzidas ao erro, e  até a prática de CRIMES contra sua vida e de terceiros,  em razão do uso criminoso destes recursos tecnológicos por empresas de desenvolvimento de  games e softwares de InteligênciaArtificial, cujo potencial é deveras impressionante.


Porque isso é importante: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É 

Um programa de computador.

E computador Não  pensa, apenas executa comandos do usuário usando as regras de negócio e códigos de programação em linguagem binária de máquina [0,1] !


GEMINI STORYBOOK 


Hoje cedo recebi um e-mail do GOOGLE:


"Marcia, crie histórias ilustradas e muito mais

Novos recursos,

infinitas possibilidades

A evolução do Gemini não para. Confira nossas últimas atualizações.

Converse com o Gemini

Crie histórias incríveis

Crie histórias ilustradas e personalizadas com narração em voz alta. 

Descreva o que você tem em mente e o Gemini vai criar um livro exclusivo de histórias com 10 páginas.

Conheça o Storybook do Gemini

Legendas no Gemini Live

Agora você pode ler suas conversas e ver as respostas do Gemini em tempo real. É ajuda garantida se você estiver em um ambiente barulhento ou tiver algum tipo de deficiência auditiva.

Converse Live com o Gemini

Teste os novos recursos do Gemini

© 2025 Google LLC

1600 Amphitheatre Parkway,

Mountain View, CA 94043

Cheque as respostas. 

Alguns recursos precisam de assinatura. 

A compatibilidade e a disponibilidade podem variar. 

Crie com responsabilidade."


TESTANDO O STORYBOOK 


Resolvi experimentar e estou mostrando o resultado.


Os códigos HTML para incorporar os livros no blog foram criados pelo IA CHATGPT.


O primeiro HTML  funcionou bem:

📖 Livro Interativo: O labirinto digital de Leo


Este é um livro digital interativo, com áudio e recursos especiais, criado no Google Gemini

O narrador pode usar uma voz feminina ou masculina, à sua escolha.

Foi criado pelo GEMINI como "demonstração" do  software, sem que eu desse qualquer comando.

COMO ISSO FUNCIONA 


Veja que o Gemini acessou a última postagem deste blog e desenvolveu uma estória que interpreta e representa parte de do conteúdo publicado, usando como base a imagem que a ilustra, para dar continuidade ao tema:

ALERTA: Inteligência Artificial, Games e Internet: Danos Psicológicos, Sociais, Morais e Educacionais, Report on the Dangers of Misusing Digital Technologies Psychological, Social, and Moral Damages by Marcia Almeida com GEMINI IA

https://vitimasfalsoscondominios.blogspot.com/2025/09neste-episodio-discutimos-os-riscos-da.html

LEIA/OUÇA O LIVRO

Clique no botão abaixo para explorar a obra completa!

🚀 Abrir Livro Interativo

TESTANDO O STORYBOOK DO GEMINI IA

Resolvi criar uma versão em inglês.

Esse outro livro deveria ser, apenas, uma versão em inglês do livro anterior, porém, como a programação hiper-euristica usada no IA não repete resultados anteriores, um outro STORYBOOK foi criado pelo GEMINI IA,  com imagens  e estoria diferentes, quando eu dei o comando: "criar uma versão em inglês do livro "O labirinto digital do LEO".

Veja que o GEMINI não se baseou no livro anterior e nem na imagem usada na postagem do blog.

Ao invés disso ele desenvolveu uma estória infantil inspirada no filme "Tron: Uma Odisseia Eletrônica" lançado em 1982, estrelado por Jeff Bridges 


Resumo: "Quando o talentoso engenheiro de computação Kevin Flynn descobre que Ed Dillinger, um executivo da sua empresa, está roubando seu projeto, tenta invadir o sistema.
No entanto, Flynn é transportado para o mundo digital em um programa antagônico".

O filme é fascinante pelos efeitos de computação gráfica. 
 
Em 2010 foi lançada a continuação "TRON O LEGADO" onde o ator Jeff Bridges foi "remoçado" usando tecnologia da informação.

Voltando ao GEMINI STORYBOOK 

O novo livro em inglês criado pelo GEMINI foi

🌀 Leo's Digital Labyrinth


Discover Leo's Digital Labyrinth, an interactive book created with 

  Google Gemini

 This unique experience combines storytelling, exploration, and audio features. 

 You can explore it directly below or open it in a new tab for the full experience.

🔗 Open in New Tab

Como você pode ver acima, o código HMTL criado pelo CHATGPT IA para executar o livro digital diretamente na página do blog não funcionou.

Mas o botão de OPEN IN NEW TAB está funcionando e você pode ver o livro clicando nele.

Ainda não tive tempo de estudar os aplicativos, por isso estou usando o método mais simples, para que você veja o livro em inglês.

Relatei o erro e
CHATGPT IA disse:

Obrigado — vou resolver isso pra você. 
O problema mais comum quando um iframe “não funciona” é que o site (aqui: Gemini) bloqueia incorporação por motivos de segurança (cabeçalhos como X-Frame-Options ou Content-Security-Policy). 

Não tem como contornar isso do lado do blog — só podemos detectar e oferecer um fallback (botão/aviso) para abrir em nova aba.

Abaixo está um HTML pronto (colar na vista HTML do editor do Blogger). Ele: tenta mostrar o livro via <iframe>;
exibe uma mensagem de carregamento;
se o iframe não carregar em alguns segundos, automaticamente mostra um fallback com botão “Open in new tab” e instruções. 

É a solução mais robusta possível do lado do cliente.

Cole tudo no editor HTML do Blogger:
<!-- Início do bloco para o Blogger -->
<div style="max-width:980px;margin:18px auto;font-family:Arial,Helvetica,sans-serif;color:#333;">
  <h2 style="text-align:center;font-size:26px;color:#1f2937;margin-bottom:8px;">
    🌀 Leo's Digital Labyrinth — Interactive Book
  </h2>
  <p style="text-align:center;max-width:820px;margin:0 auto 18px;font-size:16px;line-height:1.5;">
    Explore <strong>Leo's Digital Labyrinth</strong>, an interactive Gemini experience with audio.
    If the preview below doesn't load, use the button to open the book in a new tab.
  </p>
  <!-- iframe wrapper -->
  <div style="position:relative;border-radius:12px;overflow:hidden;border:1px solid #e2e8f0;box-shadow:0 6px 18px rgba(15,23,42,0.06);">
    <!-- Loading message (shown enquanto tenta carregar) -->
    <div id="gemini-loading" style="position:absolute;inset:0;display:flex;align-items:center;justify-content:center;background:linear-gradient(180deg, rgba(255,255,255,0.85), rgba(255,255,255,0.6));z-index:5;">
      <div style="text-align:center;">
        <div style="font-size:18px;margin-bottom:8px;">⏳ Loading interactive preview…</div>
        <div style="font-size:13px;color:#666;max-width:520px;margin:0 auto;">
          If this message doesn't disappear in a few seconds, the service may block embedding.
        </div>
      </div>
    </div>
    <!-- Iframe (tenta carregar o Gemini) -->
    <iframe id="geminiFrame"
src="https://g.co/gemini/share/9455a6409343"width="100%"
height="720"
            allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media"
            style="display:block;width:100%;height:720px;border:0;background:white;">
    </iframe>

    <!-- Fallback (escondido por padrão) -->
    <div id="gemini-fallback" style="display:none;position:absolute;inset:0;z-index:6;
                background:linear-gradient(180deg, rgba(255,255,255,0.95), rgba(255,255,255,0.98));
                align-items:center;justify-content:center;padding:24px;text-align:center;">
      <div style="max-width:680px;margin:0 auto;">
        <div style="font-size:18px;margin-bottom:12px;">
⚠️ Unable to embed the Gemini preview</div>
        <div style="color:#555;margin-bottom:16px;line-height:1.4;">
          Some sites (including Gemini shares) prevent embedding for security reasons.
          Click the button below to open the full interactive book in a new tab.
        </div>
        <a href="https://g.co/gemini/share/9455a6409343" target="_blank"
           style="display:inline-block;padding:12px 20px;background:#0b75ff;color:white;border-radius:10px;text-decoration:none;font-weight:600;">
          🔗 Open Leo's Digital Labyrinth (new tab)
        </a>
        <div style="margin-top:12px;color:#777;font-size:13px;">
          Optional: If you want the content embedded on your blog, you would need to host a copy of the interactive files
          (if Gemini allows export) or ask Gemini to enable embedding for that item.
        </div>
      </div>
    </div>
  </div>

  <!-- Short troubleshooting -->
  <div style="font-size:13px;color:#555;margin-top:12px;text-align:center;">
    Tip: If the preview is blank, try opening the link in a new tab to confirm the book is public. If you want,I can
    give steps to host a copy (GitHub Pages) so embedding becomes possible.
  </div>
</div>

<!-- Script de detecção simples -->
<script>
(function(){
  var iframe = document.getElementById('geminiFrame');
  var loading = document.getElementById('gemini-loading');
  var fallback = document.getElementById('gemini-fallback');
  var loaded = false;
  var gaveUp = false;
  var maxWait = 2500; // ms

  // Quando o iframe dispara "load", checamos (melhor esforço)
  iframe.addEventListener('load', function(){
    // Se já desistimos, não alteramos
    if (gaveUp) return;

    try {
      // Tentar acessar document (vai falhar para cross-origin)
      var doc = iframe.contentDocument || iframe.contentWindow.document;
      // Se acessível e com conteúdo, consideramos ok
      if (doc && doc.body && doc.body.children.length > 0) {
        loading.style.display = 'none';
        fallback.style.display = 'none';
        loaded = true;
        return;
      } else {
        // Documento vazio -> provavelmente bloqueado
        loading.style.display = 'none';
        fallback.style.display = 'flex';
        gaveUp = true;
        return;
      }
    } catch (e) {
      // Acesso cross-origin *normalmente* indica que a página carregou no iframe com outra origem,
      // o que é aceitável (ou seja, não necessariamente bloqueado). Então assumimos sucesso.
      loading.style.display = 'none';
      fallback.style.display = 'none';
      loaded = true;
      return;
    }
  });

  // Se nada acontecer dentro de maxWait, mostramos o fallback
  setTimeout(function(){
    if (!loaded) {
      loading.style.display = 'none';
      fallback.style.display = 'flex';
      gaveUp = true;
    }
  }, maxWait);
})();
</script>
<!-- Fim do bloco -->

O que esse código faz (resumido)

Tenta mostrar a pré-visualização no iframe.

Mostra “Loading…” até o iframe disparar load. Depois do load, o script faz um teste de melhor esforço para ver se o conteúdo existe; por limitações de segurança do navegador a detecção não é 100% confiável, mas na prática cobre os casos mais comuns.
Se o preview não estiver disponível, aparece um fallback com botão que abre o link oficial do Gemini em nova aba.

---

Se quiser que eu faça mais (opções que posso ajudar agora)

1. Gerar uma versão com imagem de capa personalizada e texto em português/inglês para colar direto no post.


2. Orientar passo-a-passo para hospedar uma cópia (GitHub Pages) — se o Gemini permitir exportar os arquivos, isso permite incorporação sem dependência do Gemini.


3. Explicar como gravar um passeio em vídeo (screen-record) do livro com áudio e hospedar no YouTube — aí você incorpora o vídeo no Blogger e preserva áudio/interatividade visual (mas não a interatividade real).

Quer que eu já gere uma versão do código com sua capa (me diga o link da imagem) ou prefere que eu explique como publicar no GitHub Pages?

_____________

Limitei-me, por enquanto, a obter o HTML correto, para postar o livro no blog:

🌀 Leo's Digital Labyrinth

Discover Leo's Digital Labyrinth, an interactive book created with Google Gemini.

 This unique experience combines storytelling, exploration, and audio features. You can explore it directly below or open it in a new tab for the full experience.

🔗 Open the book in New Tab

RESOLVI FAZER UM OUTRO STORYBOOK PARA CONTAR A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO,  DESDE A MAQUINA DE TURING À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 

Desde os tempos em que comecei a programar em linguagem de máquina até hoje passaram-se 55 anos, porém nada mudou: o hardware (computador e perifericos) executa os comandos binários (programas) que lhe são fornecidos.

Pedi ao GEMINI para fazer um STORYBOOK sobre isso

🌀 A jornada do computador curioso – Da maquina de Turing à Inteligência Artificial


Descubra "A jornada do computador curioso – Da maquina de Turing à Inteligência Artificial", um livro interativo criado com Google Gemini

 This unique experience combines storytelling, exploration, and audio features. You can explore it directly below or open it in a new tab for the full experience.

🔗 leia aqui 


PROGRAMANDO EM ASSEMBLER 


A programação em ASSEMBLER é desafiadora e exige cuidados especiais.


A programação assembly (ou linguagem de montagem) é uma linguagem de programação de baixo nível que opera diretamente no hardware, usando mnemônicos (símbolos) que correspondem a instruções específicas de uma arquitetura de processador. 


É um processo desafiador e específico de hardware, mas oferece controle total sobre a máquina, permitindo otimizações de desempenho e compreensão profunda do funcionamento interno do computador. 


Um programa chamado assembler é usado para converter o código assembly em código de máquina executável, que é a forma que o processador entende. 


Como funciona:


Controle direto: 

Ao contrário das linguagens de alto nível, a assembly permite interação direta com a linguagem de máquina. 


Mnemônicos: 
Em vez de códigos binários, utiliza abreviações (mnemônicos) como ADD (soma) ou MOV (mover), que são mais fáceis de lembrar e ler do que as instruções de máquina brutas, em HEXADECIMAL, ou as cadeias de dígitos 0 e 1 , que são os unicos comandos que o computador usa para  realizar qualquer tarefa que lhe for determinada, desde os processos mais simples até a chamada,  "Inteligência Artificial"


Assembler: 


Um programa chamado assembler (ou montador) é essencial para converter estas instruções simbólicas em código binário (código de máquina) que o processador pode executar. 


Vantagens: 


Desempenho: 

Programas escritos em assembler são frequentemente mais rápidos e consomem menos recursos do que os escritos em linguagens de alto nível.


Controle de hardware: 
Oferece um controle granular sobre o hardware, o que é crucial em tarefas que exigem um desempenho crítico ou interação direta com o hardware.


Compreensão profunda: 
Estudar assembler fornece uma compreensão valiosa do funcionamento interno dos computadores.


Desvantagens:


Dificuldade: 

É uma linguagem de programação complexa e desafiadora devido à sua sintaxe críptica e à necessidade de lidar com detalhes de hardware. 


Especificidade de hardware: 

O código escrito para um tipo de processador não funcionará noutro, pois é intrinsecamente ligado a uma arquitetura específica. 


Produtividade: 
A programação em assembly é um processo mais demorado em comparação com o uso de linguagens de alto nível, que aumentaram significativamente a produtividade e a simplicidade no desenvolvimento de software. 


Onde é usada:


  • Sistemas embarcados: Para controle direto e eficiente em dispositivos com recursos limitados. 

  • Desenvolvimento de drivers e firmware: Para interagir diretamente com o hardware. 

  • Otimização de desempenho: Para otimizar partes críticas de software que exigem o máximo desempenho. 


Linguagem assembly – Wikipédia, a enciclopédia livre


Montador. 

O montador ou assembler (não confundir com assembly) é um programa que cria o código objeto traduzindo as instruções da linguagem de montagem (assembl...
Wikipédia


 — Nas primeiras décadas da computação, era comum que tanto a programação de sistemas quanto a de aplicativos ocorressem inteiramente em linguagem assembler ...
en.wikipedia.org

Capítulo 3 – Linguagens de Programação


mnemônico MOV (abreviação de MOVE) e dois registradores como parâmetro: R1 e R2. 

Quando o processador executa essa instrução, ele comanda o movimento do conteúd...


UFLA - Universidade Federal de Lavras

Capítulo 3 – Linguagens de Programação
Vantagens:
Permite acesso direto ao programa de máquina.


Utilizando uma linguagem de alto nível, não se tem o controle de código de máquina gerado pelo compilador..

UFLA - Universidade Federal de Lavras
Conheça a Linguagem Assembly: Uma viagem até o Coração do Computador
18 de nov. de 2023

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Viajando no Tempo: Programando com Assembly - Uma Jornada pela ...
7 de ago. de 2023 — Assembly, também conhecida como linguagem de montagem, é uma linguagem de programação de baixo nível que representa comandos em nível simbólico...

DIO
Linguagem Assembly - uma visão geral | Tópicos 

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Traduzido — Linguagem de montagem. ... A linguagem assembly é a representação legível da linguagem nativa de um computador, onde cada instrução especifica tanto a ...
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DIVERSOS SITES PODEM SER UTEIS PARA QUEM QUISER APRENDER A PROGRAMAR EM ASSEMBLY 

Tutorial de programação em assembly - Tutorials Point

Traduzido — A linguagem assembly é uma linguagem de programação de baixo nível para um computador ou outro dispositivo programável, específica para uma arquitetura...
tutorialspoint.com

Conheça as linguagens de programação mais difíceis - iMasters
2 de jul. de 2024 — Assembly é uma linguagem de baixo nível que está diretamente associada ao conjunto de instruções de uma arquitetura de computador específica. P...

iMasters
Código Assembly - uma visão geral | Tópicos 

ScienceDirect
Traduzido — Código Assembly é definido como uma linguagem de programação de baixo nível que corresponde diretamente às instruções em linguagem de máquina. 

Envolve ...
sciencedirect.com


Introdução a Programação - Lógica de Programação - Brasil Escola
Você deve ter reparado duas coisas. A primeira, o assunto que nós estávamos discutindo: é muito mais fácil programar em assembly do que em linguagem de máquina ...
Brasil Escola
[Akitando] #40 - 

Entendendo Back-End para Iniciantes em Programação (Parte 1) | 

Série "Começando aos 40"
20 de fev. de 2019


 — Daí a CPU executa alguma coisa e grava o resultado em outros registradores e você pode ler a resposta. A linguagem que usamos pra falar diretamente ...

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Conjunto de Instruções do 8051

São as instruções usuais de um operador de 8 bits: soma (ADD), soma com carry (ADC), subtração com borrow (SBB), incremento (INC), decremento (DEC) e ajuste dec...

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Otimizando Software para Microcontroladores Arm Multicore - Embarcados - Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados
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Linguagem de programação


Programando um PIC em Assembly do Zero! - YouTube

O que é Assembly Language?
Linguagem assembly –
Wikipédia, a enciclopédia livre

Historia da Computação | PETNews - Um pouco de assembly

Fundamentos em Programação Assembly | Amazon.com.br

Historia da Computação | PETNews - Um pouco de assembly

Assembly - Linguagens de programação que fazem a história ...

Assembly - Linguagens de programação que fazem a história ...

Entenda o que é Assembly. Saber o que é Assembly e entender o ...
MARS: IDE para programação em Assembly – PET Sistemas de ...
assembly - A primeira linguagem de programação - Stack ...
O que é Linguagem Assembly? - YouTube
Visão geral
Assembly ou linguagem de montagem é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa, utilizada para programar códigos entendidos por dispositivos computacionais, como microprocessadores e microcontroladores.... Wikipédia
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Wikipedia
https://pt.wikipedia.org
Linguagem assembly – Wikipédia, a enciclopédia livre

Assembly ou linguagem de montagem é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa, utilizada para ...


A linguagem Assembly, ou ASSEMBLER, comumente abreviada por ASM, é uma linguagem de programação de baixo nível que permite aos programadores escreverem código ...
IBM
https://www.ibm.com
Assembler Language Reference


O assembler pega as instruções em linguagem de máquina e as converte em código do objeto de máquina. 

  • Visão geral do Montador

 O programa montador (assembler) leva instruções ...
Wikipedia
https://en.wikipedia.org
Linguagem de montagem - Wikipédia


Em computação, linguagem assembly (alternativamente linguagem assembler ou código de máquina simbólico ), frequentemente referida simplesmente como assembly e ...

Traduzido pelo Google · 
O programa montador (assembler) traduz a linguagem de montagem (assembly language) para a linguagem de máquina, que é o código binário interpretado pelo pelo ...
52 páginas·965 KB
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Mais de 20 comentários
 · 1 ano

Vale muito. Mas já que você tem interesse em arquitetura de computadores, em saber ...  Mais
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Estuda assembly é muito bom, depois que você estudar assembly bem você vai perceber que ...  Mais
5 votos
Tem um jogo chamado TIS 100 , mesmo sendo um jogo ele da uma ideia .muito boa do que esperar ...  Mais
2 votos
Entendo que vale. Sim, ajuda a entender outras abstrações.

  • Produtividade: 
    A programação em assembly é um processo mais demorado em comparação com o uso de linguagens de alto nível, que aumentaram significativamente a produtividade e a simplicidade no desenvolvimento de software. 
Onde é usada:
  • Sistemas embarcados: Para controlo direto e eficiente em dispositivos com recursos limitados. 
  • Desenvolvimento de drivers e firmware: Para interagir diretamente com o hardware. 
  • Otimização de desempenho: Para otimizar partes críticas de software que exigem o máximo desempenho. 

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