segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

BOAS FESTAS, FELIZ ANO NOVO E ... UMA RECEITA PARA MUDAR O MUNDO

Receita para mudar o mundo :  
Uma pequena atitude real de carinho e amor de cada vez...
Boas Festas e Feliz ano Novo!
Que NOSSA SENHORA DE TODOS OS POVOS, nos ABENÇOE 


"FAZEI TUDO QUE ELE VOS DISSER " 
É O MANDAMENTO DE MARIA 
“Fazei tudo o que Ele vos disser”, foram as palavras dirigidas pela Santíssima Virgem aos serventes durante as Bodas de Caná. Após tais palavras, estes trouxeram seis talhas de água para que Jesus transformasse em vinho, sendo este o primeiro grande milagre realizado por Nosso Senhor ao iniciar a sua vida pública.
“Fazei tudo o que Ele vos disser”, são as palavras eloqüentes com as quais a própria Mãe de JESUS, está convocando os seus filhos à santidade. 

"AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI"



Gilda Carvalho
gilda@puc-rio.br
A iniciativa de amar é de Deus: é Ele quem nos ama primeiro e nos convida ao amor.  Somente experimentando o amor é que a humanidade poderá experimentar, ainda que limitadamente, quem é Deus.  Amar é tocar no mistério da divindade aberto Definitivamente à humanidade pelo amor doado por Deus à criação.

Em Jesus Cristo, Deus mostra a capacidade humana de amar.  O Filho, encarnado e feito homem para suportar a limitação humana, faz de Sua vida uma vida inteira de amor ao outro e ao Pai.  E nos ensina a viver no amor: “como o Pai me amor, assim também eu vos amei.” (Jo15, 9) e, mais adiante, “amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” (Jo 15, 12).

O Filho Amado, Senhor da Vida, não escraviza a humanidade.  Ao contrário, a faz amiga, irmã.  Escolhe homens e mulheres para que cada um saiba que pode contribuir com a obra da criação.  E assim nos diz: “Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor.  Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.  Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça.” (Jo 15, 15-16)

Qual é o sentido profundo da palavra amor, para cada um de nós?  Hoje, é uma palavra tão banalizada, tão usada para designar relações egoístas e hedonistas, que poucas vezes lembramo-nos da sua origem divina: tudo foi criado por amor, para o amor e no amor.  Foi o amor de Deus, que não coube em si só e que expandiu dando origem a vida, porque o amor é fonte de vida.  Portanto, a experiência do amor deve ser restauradora da nossa relação filial com o Senhor para que seja realmente presente em nossas vidas a importância de sermos filhos amados por Deus.
Ainda no mesmo texto, Jesus diz: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça.” (Jo 15, 16).  O fruto esperado é a vida que somos capazes de gerar através de nossos atos; os quais, contudo, somente refletirão nossa relação com o Pai se refletirem testemunho de vida cristã, de oração e de discernimento.  Muitas vezes, como dizia Madre Tereza de Calcutá, somos o único evangelho que o outro lê, e, por isso, somos, sim, responsáveis pela implantação da paz e da justiça no mundo. Uma vez que a mensagem de Jesus chegou até nós e, tendo nos disposto a ouvi-La e praticá-La, nossos atos não podem ser vãos ou irresponsáveis, mas disseminadores da proposta salvadora de Cristo.
A esperança do cristão – virtude tão própria ao Tempo Pascal que a Igreja ainda celebra – é aquela expressada nas palavras de Jesus: “...que o vosso fruto permaneça.”  Só permanece aquilo que possui boa fundamentação, boa raiz, boa sedimentação. Assim, possamos fundamentar nossas vidas com a oração e com a constante comunhão com Deus e os irmãos. Só assim permaneceremos, como Jesus permanece vivo.

Textos para ajudar na sua oração: Jo 15, 9-17

Nenhum comentário: