sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MPF/MG denuncia Marcos Valério por lavagem de dinheiro

MPF/MG denuncia Marcos Valério por lavagem de dinheiro
28/10/2011
Ele é acusado de tentar ocultar dinheiro proveniente do esquema chamado de Mensalão
O Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) denunciou Marcos Valério Fernandes de Souza e sua esposa, Renilda Maria Santiago Fernandes de Souza, pelo crime de lavagem de dinheiro.

Os fatos foram descobertos em 2005, ano em que eclodiu o chamado Mensalão, a partir de notícia dada pelo Conselho Administrativo de Atividades Financeiras (COAF) sobre movimentações financeiras atípicas envolvendo Renilda Santiago e a empresa 2S Participações Ltda.

A 2S Participações tem como sócios administradores Renilda e seu marido Marcos Valério.

Segundo a denúncia, nos meses de setembro e novembro daquele ano, o COAF detectou transferências de vários milhões de reais entre contas de titularidade da denunciada e da empresa mantidas em diferentes instituições financeiras. Aberta investigação, o MPF requereu ao juízo da 4ª Vara Federal de Belo Horizonte a quebra do sigilo bancário da denunciada e da 2S Participações.

Os dados obtidos revelaram outras movimentações, que foram posteriormente cotejadas com os dados constantes do rastreamento financeiro do Mensalão. A perícia técnica acabou descobrindo que uma significativa parcela dos recursos movimentados nas contas dos denunciados teve origem em contas que operaram o Mensalão.

"A maioria dos valores adveio de créditos e depósitos oriundos de contas mantidas no Banco Rural e no Banco do Brasil, de titularidade da SMP&B Comunicação e da DNA Propaganda, respectivamente. Tais contas foram utilizadas para operar o esquema do Mensalão e para a percepção de dinheiro desviado dos cofres públicos ou oriundos de crimes financeiros", narra a denúncia.

Nenhum comentário: