domingo, 20 de fevereiro de 2011

Justiça confirma que água da Sabesp é imprópria para o consumo humano em COTIA SP

SABESP FAZ MAL A SAÚDE: PARTE 2.

extraido do site do TONINHO CALUNGA :  http://toninhokalunga.blogspot.com/search?q=sabesp
Justiça confirma que água da Sabesp é imprópria para o consumo humano. Processo Nº 152.01.2009.007952-6

Tive acesso ao processo acima. Procurei e encontrei o autor da representação, um morador de Cotia que moveu uma ação contra a Sabesp. 
A história começa depois deste cidadão suspeitar que dois cavalos seus, haviam morrido por ingerirem água contaminada e também informar que ficou doente. Sua esposa enviou amostra de cabelo para um laboratório e o resultado é assustador. 
Pior. O resultado da análise da água da Sabesp, coletada de dentro do cano da empresa - que foi feita com autorização judicial e acompanhado por engenheiros quimicos tanto da Sabesp, como de peritos nomeados pela justiça pública de Cotia -, traz resultados altamente preocupantes
Esta semana encaminharei um pedido de CEI - Comissão Parlamentar de Inquérito para que a Camara peça para que á água seja testada em várias partes do município, principalmente no que eles chamam "final de ramal" onde ao que parece, estes agentes quimicos se concentram e também para ouvir a Sabesp e dela exigir respostas muito claras e transparentes, mais transparentes que a água servida!! 
Espero realmente que o Poder Legislativo se posicione a favor de um esclarecimento com relação ao fornecimento de água da Sabesp. Pois a cidade acabou de fechar mais 30 anos de concessão com a empresa. Eles estão prometendo que vão fazer em tres anos o que não fizeram nos últimos 30 com relação ao esgoto. Essa coisa de água com alto teor de aluminio, clorofornio, maganes, ferro e Trihalometanos Totais em qualquer residência de qualquer cidadão, seja em ponta de rede, seja no meio ou no início não pode acontecer. Se assim for, estamos escolhendo quem pode e quem não pode ficar exposto ao risco de agentes cancerígenos! É fundamental a criação de uma investigação por parte da Camara Municipal.

O resultado da amostra é o seguinte

PARAMETRO............... VALOR MÁX PERM. (vmp)..... RESULTADO
Trihalometanos Totais....... 0,1...................................... 0,131
Alumínio............................. 0,2.................................... 0,4050
Cor Aparente...................... 15...................................... 87
Ferro................................... 0,3.................................. 0,4150
Manganes.......................... 0,1.................................... 0,3120
Turbidez................................ 5....................................... 26


Vejam as perguntas que foram feitas para o perito judicial e as respostas:

G-)
Exitem substâncias tóxicas ou elementos nutrientes em níveis acima dos recomendados pelo Ministério da Saúde, presentes nas amostras, como metais pesados ou outros compostos quimicos ?

RESPOSTA:
Sim, conforme ficou constatado no Boletim da Análise No. 120886/2009-0, emitido pela empresa BIOAGRI Ambiental (ANEXO 1), que a água coletada na ponta de rede de abastecimento, apresentou-se com os parâmetros Trihalomentanos Totais, Aluminio, Ferro e Maganes acima dos limites permitidos e estabelecidos pela portaria 518 de 25 de Março de 2004 do Ministério da Saúde

Caso seja positiva a resposta supra, responda o Sr. Perito se alguma destas substâncias quimicas encontrada na água coletada é cumulativa, ou seja, não é facilmente expelido pelo corpo enquanto esta exposto à contaminação?
RESPOSTA: Sim, como exemplo, o signatário efetuou pesquisas na internet e verificou um estudo efetuado pelo Administrador e Quimico Agenor Zarpelon e a Engenheira Quimica Eloize Motter Rodrigues, ambos da SANEPAR, os quais informaram que o clorofórnio, que se trata de TRIHALOMETANO, é absolvido rapidademente pela mucosa intestinal quando, contido na água e esta é consumida.
Estas substâncias se distribuem através dos tecidos corporais, concentrando nas membranas lipídicas e se acumulam nos tecidos adiposos com uma longa vida de resistência média. Seu metabolismo tem lugar no fígado e principalmente, em menor proporção nos rins e outros tecidos. Dados toxicológicos demostram que o clorofornio, em dose elevada É UM CANCERIGENO NOS ROEDORES (RATOS E RATAZANAS). COMO O METABOLISMO DESTES ANIMAIS É SEMELHANTE AO DO HOMEM, SE SUSPEITA QUE TAMBÉM SEJA UM CANCERIGENO HUMANO.(Grifo e letra maiúscula meus)
Estudos epidemiológicos sugerem igualmente este risco.
I)Essa poluição da água resulta ou pode resultar em danos a saúde humana como doenças ou reações ? Quais ?
RESPOSTA: Sim, se não houver um controle por parte da companhia de saneamento, o acúmulo dessas substâncias no organismo humanos pode agir como agente carcinogeno. (grifo meu)


Diante disso, como servidor público e agente politico, o que me resta a fazer e tomar e exigir providências URGENTES das autoridades responsáveis. A minha parte estarei fazendo...

Pergunta-se : ESTE PROBLEMA JÁ ESTÁ RESOLVIDO ????

Nenhum comentário: