quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tragédia no Rio ilustra negligência criminosa das autoridades, diz 'Le Monde'

Para jornal frances, 'céus têm menos culpa do que os homens' sobre as mortes ocorridas após as chuvas na região serrana do Rio.

20 de janeiro de 2011 | 7h 33

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/01/110120_enchentes_rio_lemonde_rw.shtml

Para o jornal, 'os céus têm menos culpa que os homens' pela tragédia

As enchentes e deslizamentos de terra que deixaram mais de 700 mortos na região serrana do Rio são mais um exemplo da "negligência criminosa" das autoridades brasileiras, segundo afirma um artigo publicado nesta quinta-feira pelo diário francês Le Monde.

"A nova tragédia, como outras no passado, ilustra a negligência criminosa de algumas autoridades eleitas. Por demagogia ou interesses eleitorais, eles deixaram que o concreto tomasse os morros, ou mesmo encorajaram a especulação imobiliária", afirma o artigo.

Para o jornal, "a fúria da natureza tropical" pode ter sido a responsável inicial pelo desastre, mas "os céus têm menos culpa que os homens".

"Não há fim no inventário das muitas falhas que levaram à tragédia", diz o artigo, citando falta de capacidade para previsões meteorológicas precisas, inexistência de sistemas de alerta e a ocupação irregular em áreas de risco.

Regra

O diário observa que dados oficiais indicam que 5 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco e que a própria presidente, Dilma Rousseff, admitiu que a situação é "mais a regra do que a exceção".

Para o jornal, as responsabilidades pelo problema estão em todos os níveis do Estado. "A prevenção não faz parte dos discursos dos políticos, totalmente focados em ações imediatas, porque isso daria pouco retorno a eles nas eleições", afirma.

O artigo observa ainda que o próprio governo brasileiro havia admitido, em novembro do ano passado, que não havia implementado nenhuma das medidas recomendadas para informar, educar e alertar comunidades sob risco. "Nem mesmo com a criação de um banco de dados ou um site na internet", diz.

O jornal cita ainda a consultora da ONU Debarati Guha-Sapir, do Centro de Pesquisas sobre a Epidemiologia de Desastres (Cred), de Bruxelas, na Bélgica, para quem é um absurdo que o Brasil, com "apenas um perigo natural para administrar", não consiga fazê-lo.

"Este foi o 37º deslizamento de terra no Brasil em menos de dez anos", observa. "Imagine se o país também enfrentasse terremotos, vulcões ou furacões. O Brasil não é Bangladesh, não tem desculpas", afirma.

links para outras NOTICIAS INTERNACIONAIS sobre a tragedia na Região Serrana do Rio de Janeiro :

http://news.fr.msn.com/m6-actualite/monde/photo.aspx?cp-documentid=155856394

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/01/110114_vieo_paulo_teresopolis_rc.shtml

http://mauritius2day.com/br-sil-le-bilan-des-inondations-atteint-700-morts-40013.htm

Tópicos: Enchentes, Rio de janeiro, Região serrana, Mortes, Deslizamentos de terra, Enchentes, Le monde, Press review, Nacional, Geral

Nenhum comentário: