quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

EXEMPLO A SER SEGUIDO :TUBARÃO/SC - LEMBRAR e PREVENIR - é preciso

Apesar de estar, novamente , sendo atingido pelas enchentes deste mes de janeiro/2011 , o municipio de Tubarão/SC nos oferece um exemplo de organização, e de integração, que merece ser divulgado.

Através da UNISUL TV, tivemos conhecimento da enchente em Tubarão em 2011, e pudemos constatar, que, pouco tempo depois do ocorrido, no dia 18/19 de janeiro 2011, já havia um mapeamento dos danos e estimativas de gastos com a reconstrução . Este video foi divulgado em nosso blog - veja aqui .

Pode ser que, todo este trabalho, bem como a inexistencia de vitimas fatais , seja o resultado do esforço conjugado do municipio, universidade e sociedade local , que precisa ser continuo.

Em  março de 2010 houve um Seminário para lembrar os 36 anos da enchente que arrasou a cidade em 1974 .
Apesar dos danos causados pelas enchentes de jan/2011 , onde o rio Tubarão subiu mais de 4 metros, percebe-se que o ALERTA da DEFESA CIVIL , e a retirada de moradores das áreas de risco, já mapeadas, deve ter ajudado a evitar maiores danos e perdas de vidas humanas.



UnisulTV | 24 de março de 2010 | 


O Seminário 36 Anos da Enchente de 74 - Memória, Prevenção e Reação Eficiente será rrealizado nesta quarta-feira (24/3), em Tubarão. No encontro, que deve contar com a presença de autoridades políticas do município, além de representantes da Defesa Civil, Associação de Engenharia e Arquitetura, e comunidade, serão apresentados e debatidos projetos ligados e redragagem do Rio Tubarão e formas de prevenção. E às vésperas de completar 34 anos da grande enchente, você confere agora a segunda reportaem da série que exibimos esta semana sobre a catástrofe que destruiu e matou muitas pessoas na cidade. Ainda hoje o acontecimento emociona quem estava na região durante a tomada das águas. Uma lembrança que em breve deve ganhar também as páginas de um livro

Tubarão : População sofre com as cheias 27.01.2011

O fim de semana foi de trabalho para muitos moradores. Depois da chuva de terça-feira, que deixou um rastro de destruição, principalmente no interior, no fim de semana alguns bairros voltaram a ser atingidos pela enxurrada. O Rio Tubarão chegou a quatro metros e oitenta centímetros acima do nível do normal..

Nenhum comentário: